Roberto Mendes apresenta shows no Velho Espanha em fevereiro; veja detalhes

Roberto Mendes apresenta shows no Velho Espanha em fevereiro; veja detalhes

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 12/02/2025 às 12:39 / Leia em 3 minutos

O cantor e compositor Roberto Mendes apresentará nos dias 16 e 23 de fevereiro, dois domingos, o show Quem Vem Lá Sou Eu no Velho Espanha Bar e Cultura. O show mescla clássicos de sua carreira com composições inéditas, resultantes de décadas de pesquisa e dedicação a dois gêneros musicais tradicionais de Santo Amaro da Purificação: o Xaréu e a Chula.

Acompanhado por sua banda, Roberto Mendes apresenta “o samba antes do samba”, as matrizes africanas da música do Recôncavo Baiano que ainda pulsam nos versos de chula e na técnica percussiva de tocar os instrumentos de corda. Assim, Roberto mostra o seu olhar, sua música, sua forma de tocar e também a naturalidade em desenhar melodias flutuantes a partir das letras de seus parceiros poetas. Com este show, o músico faz o que ele chama de prestação de contas: um modo de mostrar ao mundo o que ele aprendeu com as matrizes culturais de seu povo.

Acostumado a cantar em teatros e para grandes plateias, Mendes comenta sobre a importância de estar nas trincheiras da música e cantar em um bar centenário: “a minha música é uma música de rua. Eu tinha um projeto no qual tocava na feira e eu adorava tocar na feira da minha cidade. Toda minha tradução é refém da minha tradição. Eu estou muito feliz em tocar chula pra vocês. Vocês vão ver o que vai acontecer no Velho Espanha. Viva o samba antes do samba!”

História
Roberto Mendes iniciou sua carreira em 1972. Exímio violonista, o autor e compositor é um filho de Santo Amaro da Purificação no Recôncavo Baiano, cidade da qual nunca se mudou, embora sua música tenha viajado o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Sérgio Mendes, Gilberto Gil, Fabiana Cozza e Daniela Mercury, dentre outros. Ao longo de mais de quarenta anos de carreira, já lançou 11 álbuns, 2 livros, 1 DVD e 1 EP, além de ter feito inúmeros shows, workshops e palestras ao redor do mundo.

A ode à sua terra encontra respaldo em seu trabalho artístico: o músico é um profundo conhecedor e estudioso do samba chula, a vertente do samba característica do Recôncavo baiano. Roberto é o mais aclamado pesquisador do assunto e aprendeu com os tocadores de viola machete – a viola diminuta e aguda do samba chula – a técnica tradicional do instrumento, na qual indicador e polegar se alternam para ferir as cordas. Foi esta técnica que Roberto Mendes levou para o violão popular, traduzindo a chula para o instrumento e se transformando em um dos violonistas populares de maior renome do Brasil.

Roberto Mendes e banda – Quem Vem Lá Sou Eu
Período: 16 e 23 de fevereiro (domingo), às 17h
Local: Velho Espanha Bar e Cultura (Rua General Labatut, 37, Barris)
Valor: R$ 30,00
Sujeito a lotação do espaço
Informações: (71) 98250-2808
Classificação indicativa: livre

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia