Diagnosticado com câncer, o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica será destaque na nova série dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles e por Cesar Chalone. De acordo com informações divulgadas pela Variety, a obra ainda não tem data de estreia definida e irá retratar a histórica fuga de 101 prisioneiros políticos do grupo de guerrilha urbana Tupamaros, em 1971, no Uruguai.
“Numa época em que o mundo estava profundamente dividido, esta fuga simbolizou a liberdade de uma região inteira”, diz o comunicado oficial. Intitulada “El Abuso”, a produção contará com oito episódios e deve ser estrelada por Enzo Vogrinic.
No início deste mês de janeiro, Mujica revelou em entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda que o câncer de esôfago se espalhou por seu corpo, atingindo também o fígado. O ex-presidente revelou seu diagnóstico pela primeira vez em abril de 2024, destacando que o tratamento seria desafiador devido a uma condição imunológica que enfrenta há mais de 20 anos.
“Tenho um tumor no fígado. O câncer no esôfago está se espalhando em meu corpo. Não posso impedir isso. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Meu corpo não suporta tratamento bioquímico ou cirurgia”, afirmou Mujica durante a entrevista.