Exposição em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus é prorrogada em Salvador

Exposição em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus é prorrogada em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Hugo Léo Lourenço

Publicado em 23/04/2024 às 14:34 / Leia em 2 minutos

A exposição “Carolinas”, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, foi prorrogada na capital baiana. A mostra, que está em cartaz na Caixa Cultural Salvador e reúne trabalhos de 15 artistas negras baianas para exaltar o legado de uma das mais relevantes artistas e escritoras do Brasil, poderá ser visitada até o próximo dia 12 de maio. A expografia é assinada por Ana Kalil e Andressa Monique e a identidade visual é assinada por Aju Paraguassu.

Sob a curadoria da cineasta, editora de livros e gestora cultural Cintia Maria, que também é diretora do Museu Nacional da Cultura afro-brasileira,15 artistas negras baianas, de diversas expressões artísticas, foram convidadas para retratar a grandiosidade da influência de Carolina de Jesus na potente produção cultural do Estado. As “Carolinas contemporâneas” são A DEUSA, Aline Brune, Andressa Monique, Ani Ganzala, Annia Rízia, Ìyá Boaventura, Junaica Nunes, Kin Bissents, Luisa Magaly, Milena Ferreira, NegaFya, Sta Ananda, Tina Melo, Yasmin Nogueira e Yedamaria, que apresentam instalações, pinturas, fotografias, esculturas, cerâmicas, bordados, slam e vídeo-performance.

Cr-dito-das-fotos-Hugo-Leo-Louren-o-hg-2

A exposição é inspirada nos livros “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” e “Casa de Alvenaria: Osasco e Santana” e aborda temas como racismo, desigualdade social, empoderamento feminino, vida comunitária e a busca por dignidade e justiça social. Fotos, manuscritos, provérbios e representações dos objetos do cotidiano de Carolina são entrelaçados com as obras das novas artistas baianas.

A CAIXA Cultural Salvador fica localizada na Rua Carlos Gomes, Centro, e a visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30. A entrada é gratuita.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe