O Museu de Arte da Bahia vai proporcionar ao público um verdadeiro mergulho no universo das manifestações culturais do estado. Neste sábado (25), a partir das 15h, o historiador Rafael Dantas comandará a palestra “Genaro de Carvalho e Carybé: retratos de uma Bahia festiva”, na qual resgatará as principais obras produzidas pelos artistas em um época de efervescência cultural na Bahia, a década de 1950. A entrada é gratuita.
Com um olhar apurado e uma abordagem interdisciplinar, Dantas analisará como os artistas Genaro de Carvalho e Carybé retrataram as festas tradicionais baianas, capturando o sincretismo, a riqueza das celebrações e a identidade cultural do estado. Genaro, conhecido por suas tapeçarias vibrantes, e Carybé, célebre por suas ilustrações e murais que evocam a vida cotidiana e a espiritualidade da Bahia, deixaram um legado artístico que ultrapassa gerações.
Para o historiador, a arte de Genaro e Carybé não apenas celebram as festas baianas, mas também funcionam como um importante registro histórico. “os artistas desvelam em suas obras uma Bahia plural, com fé, danças e musicalidade em encontros únicos. Suas produções ajudam a compreender como a arte dialoga com a memória coletiva de um povo“, destaca.