A companhia aérea espanhola Iberia está interessada em inaugurar uma nova rota para o Nordeste brasileiro. Segundo o secretário do Turismo do Ceará (Setur), Eduardo Bismarck, Fortaleza, Recife e Salvador estão na disputa para o voo que teria, provavelmente, Madri como destino.
De acordo com o secretário, a Iberia informou que não havia previsão de iniciar logo com duas bases simultâneas, “então acaba se transformando numa disputa entre as três principais cidades: uma aeronave e um destino no Nordeste”, disse em entrevista ao colunista Igor Pires, do Diário do Nordeste.
O titular da Setur explicou também que a Iberia deverá usar os novos Airbus A321 XLR para voos no Nordeste.
“Com a companhia Iberia, sabemos que eles terão um avião que estará restrito até a região Nordeste brasileira e nos disseram que Fortaleza, Recife e Salvador estariam na disputa pelo voo”.
Turismo da Bahia promovido na Espanha
Com ligações históricas com a Espanha, Salvador já possui um voo para Madrid operado pela Air Europa. A histórica rota, que opera há décadas, possui três voos semanais.
Além disso, a partir desta segunda-feira (20), a Setur-BA cumpre agenda oficial de uma semana em Madri, capital da Espanha. O órgão realiza capacitação sobre destinos baianos, voltada para operadores e agentes de viagens espanhóis, expõe na Fitur e promove rodadas de negócios com redes hoteleiras e companhias aéreas da Europa. A pasta ainda participa de um encontro na Embaixada do Brasil sobre investimentos em infraestrutura turística no território brasileiro.
Na Fitur, um dos maiores eventos de Turismo do mundo, que acontece de quarta-feira (22) a domingo (26), no espaço Ifema, a Setur-BA irá divulgar experiências oferecidas nas 13 zonas turísticas da Bahia, com a distribuição de produtos típicos e a participação da tradicional baiana. Este ano, o Brasil é o país homenageado na feira, que tem expectativa de receber mais de 250 mil pessoas, entre profissionais do setor e público visitante.
“Estaremos em Madri com a responsabilidade de representar o destino que lidera o Turismo brasileiro, mostrando que a Bahia ainda pode avançar muito mais, na atração de visitantes estrangeiros. Começaremos pela Espanha um intenso trabalho de capacitação, promoção e prospecção de negócios, que vai acontecer durante todo o ano, em diversas regiões do mundo”, explica o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.