O jornalista Carlos Elysio de Souza Libório morreu nesta sexta-feira (19), em Salvador, aos 85 anos. Ele estava internado há cerca de uma semana na Clínica Florence. A informação foi confirmada por amigos e ex-colegas.
Natural de Ilhéus, no sul da Bahia, Libório se mudou ainda criança para Salvador. Formado em Direito, iniciou a carreira no jornalismo esportivo e entrou para a história ao criar o termo “Ba-Vi”, que batizou o maior clássico do futebol baiano entre Bahia e Vitória.
Com passagem pelo jornalismo impresso, rádio e televisão, integrou a primeira equipe da revista Placar, trabalhou na Veja, no Jornal da Bahia, na Rádio Cruzeiro e na TV Itapoan, onde atuou no Repórter Esso. Nos anos 1980, foi secretário de Comunicação do Estado.
Em 1985, assumiu a direção de Jornalismo da TV Bahia, cargo que ocupou por 23 anos. Sob sua gestão, a emissora se consolidou como referência no Nordeste. Também foi professor da Faculdade de Comunicação da Ufba e ajudou a implantar programas de estágio na TV Bahia.
Ao longo da vida, recebeu diversas homenagens, como o título de Cidadão Soteropolitano, a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia e reconhecimento da Assembleia Legislativa. Carlos Libório deixa a esposa, Nely Libório, e os filhos Leonardo e Mariana.
Ver essa foto no Instagram
Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento.
*Com informações do jornal CORREIO.