Considerada uma das mais aclamadas artistas do Brasil, Taís Araujo voltou a comentar sobre o final de Vale Tudo, que gerou insatisfação em parte do público e na própria Taís, por conta da perda de destaque da protagonista Raquel. Em entrevista à revista Glamour, a atriz se mostrou feliz com o reconhecimento recebido pelo público.
“Eu estou ali a serviço de uma obra, e em nenhum momento deixei de entregar meu melhor. Fui todos os dias trabalhar muito feliz. Talvez a Raquel seja a personagem da fase madura mais importante da minha vida, então não posso deixar que um evento estrague um trabalho que fiz com entrega, seriedade, amor e comprometimento. O que eu achei mais sensacional é que o público e a crítica reconheceram meu empenho, meu desejo de contar aquela história com verdade e dedicação”, afirmou Taís.
Durante o bate-papo, a artista também falou sobre sua identificação com a personagem. “Raquel é uma personagem que eu amo muito — e não só porque sei que essa mulher existe na vida real. Quis fazer para essas mulheres que me emocionam demais. Ela e eu temos realidades tão distintas, mas tem uma coisa que nos une: a tentativa de seguir a vida da forma mais verdadeira possível, tendo relações muito límpidas. Mesmo que isso me deixe exposta, muitas vezes, prefiro jogar aberto. E é por isso que durmo muito bem à noite. A diferença é que a Raquel é sempre muito convicta dos pensamentos dela. Eu também tenho alguns que são inegociáveis, mas sou mais flexível para ouvir o outro e entender”, disse.
Entenda o caso
Taís Araújo registrou uma denúncia contra a autora Manuela Dias no setor de compliance da TV Globo, após um desentendimento relacionado ao rumo da protagonista Raquel. Segundo informações do colunista Gabriel Vaquer, do portal F5, Taís procurou Manuela em agosto para discutir o desenvolvimento da personagem, que acabou perdendo destaque na trama após a atriz demonstrar insatisfação com a condução da história.
Taís teria expressado incômodo com o fato de Raquel representar mais uma mulher negra associada ao sofrimento. A atriz também relatou que vinha recebendo críticas e cobranças de integrantes de movimentos negros dos quais participa, que se mostraram decepcionados com o retrato da personagem.
A conversa entre as duas acabou resultando em um desentendimento. Após o episódio, Taís levou o caso ao compliance da Globo, setor responsável por receber denúncias e avaliar condutas internas, com o objetivo, segundo fontes, de contribuir para o debate sobre a representação de pessoas negras nas produções da emissora.
Em agosto, o atrito ganhou ainda mais visibilidade depois que Taís comentou publicamente sobre sua insatisfação em entrevista à revista Quem. A declaração teria desagradado Manuela, que, em resposta, registrou sua própria queixa contra a atriz no mesmo setor, alegando quebra do código ético da empresa. De acordo com a publicação, Manuela teria ficado particularmente incomodada pelo fato de Taís ter levado a questão racial para o debate.