Salvador será palco de atrações nacionais e internacionais na 2ª edição do Festival Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa, que acontece nos dias 3, 9, 11 e 15 de outubro em locais simbólicos da capital baiana, como o Palacete Tira-Chapéu, o Cineteatro 2 de Julho, a Varanda do Sesi, o Boteco Português e o Gabinete Português de Leitura.
O festival reúne nomes consagrados de Portugal, Angola e Brasil, como o chef angolano Helt Araújo, conhecido por resgatar e reinventar a gastronomia de seu país através da Fundação Ovina Yetu; o guitarrista e compositor português Pedro Jóia, que já se apresentou ao lado de Ney Matogrosso; a cantora e compositora baiana Sued Nunes, recentemente indicada ao Grammy Latino; e o fotojornalista português Nuno André Ferreira, vencedor do World Press Photo, um dos mais importantes prêmios de fotografia do mundo.
“É um enorme prazer trazer a cultura portuguesa para a histórica cidade de Salvador”, celebra Ricardo Cortes, cônsul-geral de Portugal na Bahia.
O Viva a Língua busca celebrar a língua portuguesa como elo entre diferentes países e culturas, promovendo troca genuína de experiências através da arte, gastronomia, música, fotografia e debates.
Programação do Festival Viva a Língua 2025
- 3 de outubro (sexta-feira)
Varanda do Teatro Sesi – Rio Vermelho - 18h: Show de Pedro Jóia (aberto ao público)
Boteco Português - 21h: Experiência gastronômica (ingressos limitados)
- 9 de outubro (quinta-feira)
Palacete Tira-Chapéu – Centro Histórico - 19h às 23h: Jantar “Mapa da Língua” a seis mãos, com os chefs Helt Araújo (Angola), Angeluci Figueiredo (Brasil) e Gonçalo Ramirez (Portugal) (ingressos limitados)
- Show musical com Sued Nunes, no Salão do Piano
- 11 de outubro (sábado)
Gabinete Português de Leitura – Praça da Piedade - 14h às 16h: Abertura da mostra fotográfica “São João – Cá e Lá”, com 40 imagens registradas pelos fotojornalistas Lenon Reis (Brasil) e Nuno André Ferreira (Portugal) (entrada gratuita)
- 15 de outubro (quarta-feira)
Cineteatro 2 de Julho – Irdeb, Federação - 15h às 17h: Roda de conversa “Conversa com História”, com participação do historiador baiano André Haussa, do adido cultural da Embaixada de Angola, Luandino Carvalho, e da professora guineense Artemisia Monteiro. Mediação de Rafael Dantas e Ricardo Duarte. (aberto ao público)
Todos os eventos são gratuitos, exceto as experiências gastronômicas no Boteco Português e no Palacete Tira-Chapéu, que têm ingressos limitados. Mais informações no Instagram oficial do festival: @festivalvivaalingua.