A capital baiana já tem data para voltar a ser o epicentro da literatura brasileira. Entre os dias 15 a 21 de abril de 2026, no Centro de Convenções Salvador, acontece a próxima edição da Bienal do Livro Bahia, que no ano passado atraiu um público de mais de 100 mil pessoas e registrou aproximadamente 800 mil livros vendidos. Pela primeira vez, serão sete dias de uma intensa programação, um a mais que na edição de 2024. Além disso, começa nesta segunda-feira (18) a venda de espaços para expositores. A distribuição será conforme a ordem de chegada, como já é histórico do evento. Ao todo, serão disponibilizados mais de 3.000m² de área de exposição.
Em 2024, a Bienal do Livro contou com a presença de 200 marcas expositoras, incluindo grandes nomes do mercado editorial, como Companhia das Letras, HarperCollins Brasil, Rocco e Globo Livros, que participaram pela primeira vez do festival. Ao todo, foram mais de 100 horas de conteúdo, com a presença de 170 autores, artistas e personalidades, com destaque para nomes como Itamar Vieira Jr., Raphael Montes, Thalita Rebouças, Jeferson Tenório, Rita Batista, Daniela Mercury, Zélia Duncan e Tiganá Santana, além de convidados internacionais como Abdi Nazemian e Scholastique Mukasonga.
Com espaços como o Café Literário, a Arena Jovem e o Espaço Infantil Janelas Encantadas, a Bienal acolheu públicos de todas as idades e interesses. No último ano, mais de 15 mil estudantes da rede pública participaram da programação, vindos de diversos bairros de Salvador e de cidades como Camaçari, Cipó, Candeias, Retirolândia e Vitória da Conquista, reforçando o papel do evento como espaço de democratização do acesso à cultura e à leitura.
“O que aconteceu em 2024 foi algo memorável. A nossa relação com a Bienal Bahia vem de longa data e é lindo ver como o evento se tornou um espaço de troca, de afetos, de ideias e de encontros reais, entre livros, pessoas e gerações. Foi um festival que reafirmou o valor da leitura como experiência coletiva e transformadora e nos impulsiona para trazer mais novidades no ano que vem”, destaca Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, responsável pela realização do evento.