Aos 25 anos, mineira que mora na BA toma posse como a mais jovem juíza federal do país

Aos 25 anos, mineira que mora na BA toma posse como a mais jovem juíza federal do país

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 27/04/2025 às 10:14 / Leia em 2 minutos

Apenas quatro anos depois de se formar em Direito, Luísa Militão Vicente Barroso assumirá o posto de juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. Aos 25 anos, a mineira é a mais jovem juíza federal em atuação no Brasil, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Luísa morava em Vitória da Conquista, na Bahia, até o fim do ano passado. Ela se mudou para a cidade após se casar, em 2022, com Thallison Oliveira.

Nascida em Inhapim, região leste de Minas Gerais, Luísa deixou o município natal aos 16 anos para fazer o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni/UFV). No ano seguinte, permaneceu na cidade e entrou para a Universidade Federal de Viçosa, iniciando uma rotina de estudos para a formatura e preparação para concursos públicos.

Antes da nomeação ao TRF1, foi aprovada para promotora de justiça no Ministério Público da Bahia (MPBA) e na Defensoria Pública de Minas Gerais. No dia 19 de dezembro de 2024, chegou a tão sonhada posse na magistratura, após um ano e meio do início do processo seletivo.

“Sempre foi tudo por vocês e para vocês. Empossada como juíza federal do TRF1 ao lado dos meus”, disse em postagem nas redes sociais. Após finalizar o curso de formação em Brasília, Militão retornará à Bahia. De acordo com informações do Alô Alô Bahia, ela assumirá a Vara Única da Subseção Judiciária de Ilhéus/BA, em vaga decorrente da remoção do Juiz Federal Substituto Gabriel Augusto Faria dos Santos.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia