Um projeto da Escola Cônego Luiz Braga Rocha, em Ibaretama, no interior do Ceará, viralizou nas redes sociais ao encontrar uma forma inusitada de driblar o tédio dos alunos durante os intervalos: com forró. A iniciativa surgiu após entrar em vigor da lei federal que proibiu o uso de celulares no ambiente escolar
Apesar de novidade para alguns internautas, a medida já é algo comum dentro da escola, que é conhecida por usar a música, teatro e dança como estratégia para entreter seus alunos durante o intervalo.
“A nossa escola é de tempo integral, então é uma escola em que eles passam nove aulas por dia. Chegam no comecinho da manhã e saem no final da tarde. Se fosse aquela coisa mais rígida, seria cansativo, tanto para eles quanto para a gente. E aí a gente pensa sempre em atividades que possam dinamizar um pouco mais o ambiente da escola”, disse o professor de Biologia Georgeliano Ferreira, em entrevista ao G1.
Apesar de pouco tempo desde a volta às aulas, o professor já tem percebido um efeito positivo entre os alunos, que estão interagindo mais não apenas nas aulas, mas também durante o período em que estão livres. “(Certo dia), quando passei no pátio na hora do intervalo tinha dez alunos em uma mesa conversando, coisa que a gente não via”, disse Georgeliano.
O BRASIL QUE DEU CERTO! Após proibição de celular, escola no Ceará adota forró nos intervalos para promover interação entre alunos. pic.twitter.com/Lv4PzRLJM4
— FOFOQUEI (@FOFOQUEl) February 13, 2025