Especialistas discutem sobre “Inteligência Artificial e o Impacto na Sociedade” no Fórum ESG Salvador 

Especialistas discutem sobre “Inteligência Artificial e o Impacto na Sociedade” no Fórum ESG Salvador 

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Brenda Alves

Elias Dantas e Jefferson Peixoto / Alô Alô Bahia

Publicado em 23/05/2024 às 20:27 / Leia em 4 minutos

Com o tema “Inteligência Artificial e o Impacto na Sociedade” o público do III Fórum ESG Salvador discutiu reflexões sobre como a tecnologia de IA pode ser colocada em prática nas relações sociais no mundo. O pinel, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), foi mediado pelo curador do fórum e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e teve a participação da cientista de dados e líder do Mapa Educação, Amanda Lima, do executivo de cyber e soluções tecnológicas, Daniel Tupinambá, do co-fundador e diretor de operações da startup Hive Visão Computacional, Elisandro Lima, além do fundador da Zygon e diretor de assuntos governamentais do IAB Brasil, Lucas Reis.

O painel teve início com Edington trazendo para o público o conceito da Inteligência Artificial. “A IA é o ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. E argumentando, “a ideia é entendermos agora como ela pode afetar a sociedade como um todo”, declarou. Edington abriu uma grande interrogação aos presentes falando sobre o potencial que a nova tecnologia traz para a sociedade e a interferência positiva ou não que a IA pode trazer dependendo do olhar de quem tem o comando dessa tecnologia. 

“Estamos em um momento em que pessoas vêem a IA como negativa, outras positivas e outras tentando ponderar as possibilidades, e isso é comum nos novos produtos inovadores.m que surgem ao longo da história. Estamos passando por uma desrupção, onde algo novo está sendo lançado, e discutir essa nova tecnologia é importante”, pontua Lucas Reis. “Não deixemos perder a esteira de humanidade mesmo com a aceleração dessas tecnologias. Persistam na educação dos times empresariais para não se deixar apegar pela modismo, mas para que essa tecnologia venha facilitar o dia a dia das equipes, sem trocar a emoção e racionalidade humana”, acrescentou Daniel Tupinambá.  

Seguindo a mesma lógica, Elisandro Lima destacou a necessidade de se ter um parâmetro emocionalmente lógico e humano por trás dos filtros feitos pela Inteligência Artificial. “Conscientização e educação em primeiro lugar. A gente precisa ter isso em mente antes de utilizar se forma ampla essa nova tecnologia. Além disso, uma parceria entre empresários, políticas públicas e sociedade civil  urgente pra que a gente consiga chegar próximo a crescente que vai tomar essa nova tecnologia”, finalizou. “Vou aproveitar esse gancho pra concordar com as ponderações dizendo que já participei de diversas palestras e cursos sobre IA e todos falam muito sobre isso, a necessidade do “letramento” daqueles que vão usar a ferramenta pra que possamos usá-la deforma adequada e na escala necessária para ter a transformação que isso pode ter”, concluiu Lucas Reis.

O III Fórum Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Alba Seguradora, Bracell, Contermas, Grupo Luiz Mendonça – Bravo Caminhões e Ônibus e AuraBrasil, Instituto Mandarina, Jacobina Mineração – Pan American Silver, Moura Dubeux, OR, Porsche Center Salvador, Salvador Bahia Airport, Suzano, Tronox e Unipar; apoio da BYD | Parvi, Claro, Larco Petróleo, Salvador Shopping, SESC, SENAC e Wilson Sons; apoio institucional do Sebrae, Instituto ACM, Saltur e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Fera Palace, Happy Tour, Hike, Hiperideal, Luzbel, Ticket Maker, Tudo São Flores, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe