Em nota oficial, União Brasil reconhece legitimidade das eleições e cobra respeito às urnas

Em nota oficial, União Brasil reconhece legitimidade das eleições e cobra respeito às urnas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 28/10/2026 às 19:42

O União Brasil divulgou, nesta quarta-feira (28), uma nota oficial em que reconhece a legitimidade das eleições de 25 de outubro e defende o respeito ao resultado das urnas. Assinado pelo presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, o documento afirma que a democracia é um “valor inegociável” para o partido.

A manifestação ocorre em meio à contestação do resultado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. Também nesta quarta-feira, após chegar aos Estados Unidos, Flávio divulgou um comunicado em que se declarou “o verdadeiro presidente eleito” e alegou, sem apresentar provas, ter sido vítima de fraude eleitoral.

Na nota, o União Brasil sustenta que o compromisso democrático deve prevalecer independentemente de quem vença a disputa. “O União Brasil reafirma que a democracia é, para o partido, um valor inegociável. Ela não depende de quem vence ou perde uma eleição, mas do compromisso de todos com o veredito das urnas”, afirma o texto.

O partido também reconhece expressamente a lisura do pleito: “A eleição de 25 de outubro transcorreu com lisura e o seu resultado deve ser respeitado”.

O posicionamento ganha destaque porque o União Brasil esteve entre as legendas que apoiaram Flávio no segundo turno. Na segunda-feira (26), Rueda já havia cumprimentado Lula pela reeleição e defendido o respeito à escolha dos eleitores.

No comunicado divulgado dos Estados Unidos, Flávio agradeceu aos presidentes Donald Trump e Javier Milei e citou figuras da oposição venezuelana, como Juan Guaidó e María Corina Machado, ao justificar sua decisão de atuar politicamente fora do Brasil. O senador também afirmou que pretende liderar a oposição a partir do exterior.

Sem citar nominalmente o senador, a nota do União Brasil pede o encerramento da disputa e a concentração nos desafios do país. “Nesse momento, é essencial que as instituições sejam maiores que as pessoas. Passada a eleição, é hora de encerrar a disputa e pensar nos enormes desafios que se colocam diante do nosso país.”

O documento termina com uma mensagem de união: “A eleição terminou. O Brasil continua, e precisa de todos nós”.

Confira a nota na íntegra:

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia