Pessoas com deficiência terão apoio da PM para se deslocar no segundo turno das Eleições 2026

Pessoas com deficiência terão apoio da PM para se deslocar no segundo turno das Eleições 2026

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação/COPPM

Publicado em 23/10/2026 às 17:15

As pessoas com deficiência (PCD) ou dificuldade de locomoção que necessitem de auxílio para chegar aos locais de votação no 2º turno das Eleições 2026 poderão contar com apoio da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A iniciativa faz parte da Ronda Inclusiva em Salvador e reforça as condições de acessibilidade e segurança no exercício da cidadania.

O serviço integra o projeto Seu Voto Importa, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições. A atuação consiste no acompanhamento, por policiais militares, dos veículos da Justiça Eleitoral responsáveis pelo transporte dos eleitores e dos servidores envolvidos no atendimento.

As ações são desenvolvidas por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), responsável pela coordenação operacional, e do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH). O diretor do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da PMBA, coronel Mattos, destacou a importância da integração com o TRE-BA no primeiro turno e do apoio oferecido aos eleitores com deficiência ou dificuldade de locomoção, para que possam exercer o direito ao voto com autonomia e segurança.

“A atuação integrada entre o TRE-BA e a PMBA apresentou resultados positivos no primeiro turno das Eleições 2026. A avaliação conjunta permitiu reconhecer os acertos e identificar oportunidades de aprimoramento para o segundo turno. Mais do que os resultados operacionais, os relatos das pessoas com deficiência que conseguiram exercer o direito ao voto com esse suporte evidenciam a relevância do serviço. Essa parceria contribui para reduzir barreiras de acesso e reafirma o compromisso das instituições com a inclusão e o pleno exercício da cidadania”, ressaltou o coronel Mattos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia