Atriz brasileira está detida há mais de um mês nos EUA após ser presa pelo ICE em aeroporto

Atriz brasileira está detida há mais de um mês nos EUA após ser presa pelo ICE em aeroporto

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/Instagram

Publicado em 04/10/2026 às 09:00

A atriz brasileira Renata Alves Mietto, de 26 anos, está detida nos Estados Unidos há mais de um mês após ser presa por agentes do ICE, órgão de imigração e controle de alfândega do país. A prisão aconteceu em 27 de agosto, no aeroporto de Los Angeles, quando ela se preparava para viajar ao Havaí durante uma viagem em família.

As informações foram reveladas pela RFI, em reportagem da correspondente Cleide Klock em Los Angeles.

Segundo a publicação, Renata havia passado pelos procedimentos de segurança do aeroporto e já estava no portão de embarque quando foi abordada por agentes do ICE à paisana.

A brasileira vive nos Estados Unidos desde 2016, quando tinha 16 anos. Ela estudou Artes Cênicas na Utah Valley University e, posteriormente, se estabeleceu em Los Angeles. Entre os trabalhos como atriz está uma participação na série “The Cool Kids”. Ela também administra uma empresa de limpeza que, segundo informações da família à RFI, emprega mais de 20 pessoas.

Brasileira perdeu status migratório

De acordo com a mãe da atriz, Márcia Rilda Alves dos Reis, Renata perdeu o status migratório regular há cerca de dois anos após receber uma orientação jurídica que a família considera equivocada.

Depois da prisão, ela passou por centros de detenção na Califórnia. Em 18 de setembro, participou de uma audiência na qual a defesa tentou obter sua liberação para que pudesse acompanhar o processo fora da prisão. O pedido foi negado.

No dia seguinte, 19 de setembro, Renata foi transferida para El Paso, no Texas, onde permanece detida.

A família relatou à RFI dificuldades relacionadas à transferência e afirmou que a atriz passou horas sob custódia durante o deslocamento. Os parentes também tentam conseguir autorização para visitá-la.

Defesa busca saída voluntária

Ainda segundo a reportagem da RFI, Renata está seguindo orientação jurídica e solicitou a saída voluntária dos Estados Unidos.

A família afirma que a atriz não possui antecedentes criminais e que sua detenção está relacionada à situação migratória. Essa informação, assim como os demais relatos apresentados pela família, foi atribuída pela RFI aos parentes da brasileira.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia