Motoristas que circulam por Salvador podem consultar, em tempo real, imagens do trânsito em algumas das principais vias da cidade. O serviço é disponibilizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), que desde 15 de setembro oferece acesso às imagens de oito câmeras instaladas em diferentes pontos da capital.
Em duas semanas, o serviço registrou mais de 123 mil visualizações. Desse total, 107.505 acessos foram realizados por celulares.
Para consultar as imagens, é necessário acessar o site da Transalvador e clicar no botão amarelo “Veja ao Vivo”, localizado na barra de navegação. O serviço também pode ser acessado pelo navegador do celular.
As câmeras mostram diferentes pontos da cidade, como a Avenida Presidente Castelo Branco, próximo à ligação com a Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô); a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) e parte da via marginal de acesso à Avenida Luís Eduardo Magalhães; e a Avenida Mário Leal Ferreira, no sentido Acesso Norte, na altura da Estação Bonocô do metrô.
Também é possível acompanhar imagens da Avenida Orlando Gomes e da marginal de acesso à Rua da Gratidão, em Piatã; da Praça João Mangabeira, nos Barris; do cruzamento da Avenida Jorge Amado com a Avenida Otávio Mangabeira, próximo à quadra de tênis, na Boca do Rio; do cruzamento entre a Rua Pernambuco e a Avenida Manoel Dias, na Pituba; e da Avenida Paralela, na altura do Viaduto Eliana Kértesz.
O monitoramento das imagens é realizado pelo Núcleo de Operações Assistidas (NOA), estrutura responsável por acompanhar as condições do trânsito nas principais vias de Salvador. A ferramenta permite que os motoristas verifiquem a situação dos locais monitorados e avaliem a melhor rota ou horário para o deslocamento.
Segundo o superintendente da Transalvador, Diego Brito, a nova funcionalidade faz parte do processo de modernização dos serviços oferecidos pelo órgão e busca ampliar o acesso da população a informações sobre o trânsito.