A atriz Fernanda Montenegro, de 96 anos, precisou cancelar sua presença na Festa Literária Internacional de Niterói (Flin) 2026 após ser diagnosticada com conjuntivite aguda. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (7) pela Prefeitura de Niterói e pela organização do evento, que tinha a atração marcada para o dia 16 de agosto.
A atriz faria uma leitura dramática gratuita do espetáculo “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir”, apresentação que reúne textos da escritora e filósofa francesa e que já esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo. Segundo a equipe da artista, o quadro de saúde a impossibilita temporariamente de realizar leituras, o que motivou a decisão de cancelar o compromisso.
A participação de Fernanda estava prevista para fechar a programação da Flin deste ano, que se estende por quatro dias sob o tema “Territórios das Palavras” e presta homenagem à escritora mineira Lélia Gonzalez. Com a ausência da atriz, a organização do evento já avalia um novo nome para ocupar o espaço em aberto na programação de encerramento.
Até o momento, não há previsão de reagendamento da apresentação de Fernanda Montenegro, e o nome que substituirá a atriz na Flin ainda não foi revelado pelos organizadores.