Salvador recebe, a partir do dia 15 de julho, a exposição “Pure Gold – Upcycled! Upgraded!”, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia). A mostra apresenta ao público o conceito de upcycling, técnica que transforma materiais descartados em peças com novos significados estéticos, funcionais e culturais.
A exposição reúne 76 trabalhos assinados por 53 designers de diferentes países. Entre os destaques estão móveis, objetos e outras criações produzidas com materiais que perderam seu valor comercial, evidenciando o potencial criativo do reaproveitamento para além da reciclagem convencional.
Com curadoria do alemão Volker Albus, a mostra propõe uma reflexão sobre processos de criação sustentáveis e destaca a força do trabalho manual. “Todos esses trabalhos utilizam materiais usados ou desgastados e demonstram que o bom design pode surgir em pequenas oficinas, em estruturas pouco industrializadas ou até mesmo em uma bancada de trabalho doméstica”, afirma o curador.
A versão latino-americana da exposição tem participação da curadora brasileira Adélia Borges. Segundo ela, práticas como reutilizar, reciclar e atribuir novos significados a materiais fazem parte da cultura material da América Latina, impulsionadas tanto pela necessidade quanto pela inventividade.
Como parte da programação, será realizada entre os dias 21 e 24 de julho uma oficina de design voltada ao upcycling. A atividade reunirá 40 participantes em experiências práticas de criação de objetos a partir de materiais reaproveitados.
Após passar por países da Europa, Ásia e América do Sul, a mostra chega à capital baiana propondo um olhar sobre a sustentabilidade.
Para a diretora-geral do Goethe-Institut Salvador, Friederike Möschel, a realização da exposição reforça a cooperação cultural entre Brasil e Alemanha e amplia o acesso do público baiano a discussões atuais sobre arte e design. “A exposição reforça mais uma vez o papel do Goethe-Institut como uma ponte para o diálogo cultural internacional. Em colaboração com o ifa – Instituto para Relações Culturais Internacionais da Alemanha, Pure Gold apresenta objetos de design criados por designers internacionais que, em seus trabalhos, investigam temas como sustentabilidade, inovação e criatividade. A mostra evidencia tendências e desenvolvimentos internacionais do design contemporâneo e envolve artistas, teóricos e também o público visitante em debates centrais dos grandes desafios e questões globais da atualidade”.
Serviço:
Exposição: Pure Gold – Upcycled! Upgraded! (Ouro Puro – Reciclado! Aprimorado!)
Abertura: 15 de julho, às 19h
Visitação: 16 de julho a 30 de agosto
Local: Museu de Arte Moderna da Bahia – Solar do Unhão, Salvador (BA)
Entrada: gratuita