A professora e pesquisadora baiana Lucyy Vieira lança neste sábado (4), em São Paulo, o livro Letramento Racial na USP: um percurso. A escritora é a única autora da Bahia na coletânea, ela apresenta um capítulo sobre práticas de educação antirracista desenvolvidas na rede pública estadual.
Lucyy assina o capítulo Letramento Racial no USP-Escola: um aquilombamento pedagógico, no qual compartilha experiências desenvolvidas ao longo de sua trajetória como professora da rede pública estadual da Bahia e pesquisadora da educação para as relações étnico-raciais.
“No cotidiano escolar, percebi a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que possibilitassem a compreensão crítica do racismo estrutural, das desigualdades raciais e da valorização das identidades negras. Desde 2023, vivencio a experiência formativa do USP-Escola, espaço que ampliou minhas reflexões sobre educação antirracista e fortaleceu o diálogo entre universidade e escola básica, contribuindo significativamente para a construção das reflexões apresentadas nesta obra”, revela.
Mestra pela UNEB e especialista em História da África e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Lucyy compartilha experiências voltadas ao enfrentamento do racismo estrutural por meio da educação e da formação de professores, reforçando a importância da valorização das identidades negras nas escolas.
Além da atuação acadêmica, a educadora também é autora do livro Maria Felipa: a heroína negra, entre silenciamentos e resistências e coordena ações para preservar a memória da heroína da Independência da Bahia.
Nesta sexta-feira (3), ela promove a 3ª edição da Ocupação da Praça Maria Felipa, em Salvador, reunindo educadores, artistas e movimentos sociais em uma programação até às 17h30 com roda de conversa, cortejo cultural e homenagens à líder negra, dentro das atividades do Julho das Pretas 2026.