A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Josicelia Dumet Fernandes recebeu, nesta quarta-feira (1º), em Brasília, o Prêmio Anísio Teixeira 2026, uma das mais importantes honrarias da educação brasileira concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Com a premiação, Josicelia tornou-se a primeira enfermeira do país a receber o reconhecimento e também a primeira docente da UFBA a conquistar a distinção, que homenageia personalidades com contribuições relevantes para a educação e a produção científica no Brasil. A lista dos agraciados havia sido divulgada pela Capes em maio, e a cerimônia de entrega ocorreu nesta quarta-feira, com a presença de autoridades do Ministério da Educação.

Aos 82 anos, professora da UFBA faz história como primeira enfermeira a receber o Prêmio Anísio Teixeira da Capes
Professora emérita e titular da Escola de Enfermagem da UFBA, Josicelia teve papel decisivo na consolidação da formação em pós-graduação stricto sensu nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, tornando-se uma das principais referências da enfermagem e da educação superior no país.
Aos 82 anos, mesmo aposentada, ela segue atuando na pesquisa científica e na orientação de estudantes, mantendo uma trajetória dedicada à formação de profissionais, ao fortalecimento da enfermagem e ao desenvolvimento da ciência brasileira.
A homenagem reconhece décadas de contribuição de Josicelia Dumet para a educação superior e reforça o protagonismo da enfermagem na produção de conhecimento e na formação de novas gerações de pesquisadores.