Salvador e outros 149 municípios baianos estão sob alerta de perigo potencial para chuvas intensas nesta segunda-feira (13). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido até 23h59.
O alerta é de nível amarelo, que indica previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Nessa classificação, o risco de alagamentos e deslizamentos é considerado baixo, mas ainda exige atenção da população.
As cidades incluídas no aviso estão localizadas principalmente no Litoral Sul, Recôncavo Baiano, Região Metropolitana de Salvador, além do Sul e Extremo Sul do estado. Entre os municípios estão Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Ilhéus e Porto Seguro.
O Inmet orienta que, em caso de chuva intensa, a população evite enfrentar o mau tempo, observe possíveis alterações em encostas e evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A lista completa inclui municípios como Alagoinhas, Lauro de Freitas, Itabuna, Jequié, Valença, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, entre outros espalhados por diferentes regiões do estado.