“Apocalipse nos Trópicos”, dirigido pela cineasta brasileira Petra Costa, foi indicado ao Emmy Awards na categoria de Melhor Direção em Documentário. A nomeação integra a divisão de notícias e documentários da premiação, considerada uma das mais relevantes da indústria audiovisual global, especialmente para produções exibidas na TV e no streaming.
O doc é distribuído pela Netflix e com produção assinada, entre outros nomes, pelo ator Brad Pitt. O envolvimento do astro de Hollywood se deu por meio da produtora dele, a Plan B Entertainment, que participa da produção internacional do projeto. Pitt atuou nos bastidores, ajudando a viabilizar o filme, especialmente em financiamento, articulação internacional e visibilidade global.
A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 28 de maio, no Frederick P. Rose Hall, no complexo do Lincoln Center, em Nova York.
No filme, Petra Costa investiga o avanço da influência evangélica na política brasileira contemporânea, com episódios que incluem a aproximação entre lideranças religiosas e o poder público, como a visita do pastor Silas Malafaia ao então presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto.
A indicação ao Emmy reforça uma trajetória recente de reconhecimento internacional. Em 2025, a produção acumulou quatro indicações ao Critics Choice Documentary Awards, além de uma nomeação ao BAFTA. Também conquistou duas vitórias no DA Awards.
Na disputa pelo Emmy, “Apocalipse nos Trópicos” concorre com produções que abordam temas históricos e contemporâneos de grande relevância, como os desdobramentos do furacão Katrina, os dilemas do suicídio assistido, a guerra na Ucrânia e retratos biográficos de figuras como o músico Jeff Buckley e a astronauta Sally Ride. Veja a lista completa de indicados.