A Bahia deve receber mais de mil turistas do Uruguai durante a Semana Santa, com a operação de voos regulares e fretados saindo de Montevidéu para Salvador e Porto Seguro.
Um dos voos, operado pela LATAM Airlines, pousou na capital baiana no domingo (29), trazendo cerca de 100 passageiros, recepcionados com ação da Setur-BA. A operação conta com a intermediação da operadora Abtour Viajes.
Segundo o gerente de produto da empresa, Daniel Bertran, a procura pelo destino cresceu. “Tivemos um aumento de 20% na demanda em relação ao mesmo período de 2025, impulsionado pela infraestrutura, clima e hospitalidade da Bahia”, afirmou.
Os primeiros visitantes optaram por passeios em regiões como a Baía de Todos-os-Santos e a Costa dos Coqueiros. “As praias são incríveis, o povo é agradável e os hotéis têm qualidade”, disse a turista Sol Navarro, que retorna ao estado.
De acordo com dados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal, o número de turistas uruguaios que chegam à Bahia cresceu 670% entre 2023 e 2025, passando de 2,3 mil para 17,7 mil visitantes.
Atualmente, os uruguaios ocupam a terceira posição entre os estrangeiros que visitam o estado, atrás de portugueses e argentinos. Segundo a gerente de mercado internacional da Setur-BA, Tatiana Harfush, o avanço é resultado de ações de promoção e da ampliação da conectividade aérea.