Com uma trajetória marcada por muito foco e dedicação aos estudos, Ana Carolina foi aprovada na Universidade Federal da Bahia, no curso de Dança. Com Síndrome de Down, a jovem é atendida pela APAE Salvador desde 2016 e, atualmente, integra a companhia de dança Opaxorô, onde participou dos espetáculos O Corpo Ancestral e A Terra que Povoa, ampliando sua experiência artística nas linguagens da dança afro e da dança contemporânea. Também atuou como atriz no espetáculo Meu São João, da companhia de teatro da instituição.
Além da atuação artística, Ana exerce o papel de autodefensora da APAE de Salvador. No cargo, ela atua como porta-voz na defesa de direitos, na promoção da inclusão e na mediação das demandas dos assistidos junto à instituição.
“Passar na UFBA é uma conquista muito importante em minha vida. Esse momento representa o resultado de muito esforço, dedicação e sonhos. Estar na universidade significa ter a oportunidade de aprender, crescer e construir um futuro melhor por meio da educação. Além disso, fazer parte de uma universidade tão reconhecida é motivo de orgulho e marca um passo significativo na minha história”, celebra Ana Carolina.