Sessão solene celebra 80 anos da Escola de Enfermagem da UFBA

Sessão solene celebra 80 anos da Escola de Enfermagem da UFBA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reginaldo Ipê/CMS

Publicado em 16/03/2026 às 19:22 / Leia em 2 minutos

Uma sessão marcada por emoção e celebração homenageou, nesta sexta-feira (13), os 80 anos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento foi presidido pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e reuniu autoridades, representantes da área da saúde e membros da comunidade acadêmica.

Participaram da solenidade as deputadas federais Lídice da Mata (PSB) e Alice Portugal (PCdoB), além do reitor da UFBA, Paulo Miguez. Ex-aluna da instituição, Aladilce relembrou a trajetória da escola e destacou a formação política e cidadã proporcionada pelo espaço acadêmico.

“Foi na nossa querida Escola de Enfermagem que aprendemos, ainda bem jovens, a lutar com coragem e ousadia contra a ditadura militar”, afirmou a vereadora, emocionada.

Segundo ela, a instituição merece reconhecimento pela busca constante da excelência. “A ciência e a política, num país desigual como o nosso, precisam caminhar juntas”, destacou.

O reitor Paulo Miguez e as deputadas também ressaltaram a importância das lutas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da universidade pública e da valorização da enfermagem brasileira. Lídice e Alice ainda mencionaram a defesa do Piso Nacional da Enfermagem e o envio de emendas parlamentares para fortalecer a unidade.

A diretora da Escola de Enfermagem, Fernanda Mussi, comparou a história da instituição com a própria trajetória da saúde pública na Bahia. “Uma caminhada reconhecida com nota máxima na graduação e excelência na pós-graduação”, afirmou.

A mesa da sessão contou ainda com a presença da vice-diretora Tatiane Araújo dos Santos; do presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Bahia (ABEn-BA), Sélton Diniz dos Santos; da presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), Alessandra Alencar Gadelha de Mello; do presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Davi Ionei Soares Apóstolo; do coordenador do Museu Haydeé Guanaes Dourado, José Lúcio Costa Ramos; da técnica administrativa Vitória Cardoso; da estudante Edineide Coelho dos Santos; e do vereador Hamilton Assis (PSOL).

Durante a solenidade, que contou com apresentação do Coral da Câmara, regido pelo maestro Carlos Veiga, integrantes da comunidade da escola foram homenageados com placas de reconhecimento pela contribuição à história da instituição.

Foto: Reginaldo Ipê/CMS.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia