O bar Velho Espanha, em Salvador, transformou-se numa arquibancada para torcer para Wagner Moura no Oscar neste domingo (15). A dedicação é tanta que os baianos estão vaiando Timothée Chalamet, um dos principais concorrentes do protagonista de ‘O Agente Secreto’, toda vez que o gringo aparece na transmissão.
Timothée chamou atenção na transmissão após se envolver numa polêmica. Durante uma entrevista ao lado de Matthew McConaughey, Chalamet afirmou que não teria interesse em trabalhar com ópera ou balé.
O ator chegou a declarar: “Ei, mantenha essa coisa viva, mesmo que pareça que ninguém se importe com isso”, o que foi interpretado como um desdém pelas artes clássicas, apesar de ele ter ressaltado posteriormente seu respeito pelos profissionais da área.
A repercussão foi imediata. Clayton Davis, editor-chefe da Variety, avaliou que as chances de vitória de Chalamet “praticamente evaporaram” após as falas, indicando que seu estilo de campanha já vinha atraindo críticas de votantes e profissionais da indústria.
Instituições como o Metropolitan Opera, de Nova York, e o Royal Ballet and Opera, do Reino Unido, manifestaram-se publicamente, defendendo a relevância e a “magia” das performances ao vivo em resposta ao comentário do ator.
Se os experts não estão morrendo de encantos pelo jovem ator, na Bahia o veredito já foi dado: só dá Wagner Moura.
Torcida no Velho Espanha
Um dos mais tradicionais bares da capital baiana, conhecido por reunir artistas e intelectuais, o Velho Espanha preparou uma programação especial para este Oscar. A festa começou com shows das bandas Samba da Democracia e Pedrão Abib.
Além disso, está ocorrendo um concurso de fantasias inspiradas em Wagner Moura. O vencedor ganhará R$ 300 em consumação.