Salvador registra alta de 0,90% no preço dos imóveis residenciais em janeiro, aponta índice

Salvador registra alta de 0,90% no preço dos imóveis residenciais em janeiro, aponta índice

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

@fernandoantoniofotos

Publicado em 09/03/2026 às 15:38 / Leia em 2 minutos

Os preços dos imóveis residenciais em Salvador registraram alta de 0,90% em janeiro de 2026, segundo o IGMI-R, indicador desenvolvido pela Abecip em parceria com a FGV IBRE.

O resultado representa uma desaceleração em relação ao mês anterior, mas mantém a trajetória de valorização do mercado imobiliário na capital baiana. No acumulado de 12 meses, os preços dos imóveis na cidade registram alta de 23,79%.

Alta no Brasil

No país, o IGMI-R apontou alta de 1,27% em janeiro, abaixo da variação de 1,52% registrada em dezembro, mas ainda indicando continuidade na valorização dos imóveis residenciais.

No acumulado de 12 meses, o índice nacional passou de 18,64% para 19,67%, mantendo a tendência de crescimento dos preços no mercado imobiliário.

O resultado também representa a maior variação para um mês de janeiro desde 2016, sinalizando que o setor inicia 2026 sustentado por demanda consistente em grandes centros urbanos e por restrições de oferta em diversas regiões.

Entre as capitais analisadas, Recife registrou a maior alta do mês, com 3,84%, seguida por São Paulo (1,99%), Porto Alegre (1,90%) e Brasília (1,68%).

Como funciona o índice

O IGMI-R mede a variação dos preços de imóveis residenciais financiados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, utilizando dados efetivos de financiamentos concedidos por instituições financeiras.

O indicador acompanha mensalmente o comportamento dos preços em dez capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Curitiba.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia