Alerta: nova frente fria deve chegar com ‘força acima do normal’ na Bahia nos próximos dias

Alerta: nova frente fria deve chegar com ‘força acima do normal’ na Bahia nos próximos dias

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Agência Brasil

Publicado em 05/03/2026 às 18:16 / Leia em 4 minutos

Uma frente fria considerada mais intensa do que o habitual para esta época do ano deve avançar pelo Brasil nos próximos dias e tem previsão de chegar à Bahia na quarta-feira (11), segundo a Climatempo.

De acordo com a previsão meteorológica, o sistema começa a atuar no Sul do país nesta sexta-feira (7) e segue em direção ao Sudeste no domingo (8). Depois, avança pelo território brasileiro até alcançar o Nordeste, incluindo a Bahia.

A Climatempo classifica o fenômeno como uma frente fria “com força acima do normal para esta época do ano”. O sistema virá acompanhado por uma massa de ar frio de origem polar e pela formação de um ciclone extratropical.

“É uma frente fria especial que deve chegar ao país com força acima do normal para esta época do ano. Essa frente fria vem junto com massa de ar frio, de origem polar e também com ciclone extratropical”, informou a empresa de meteorologia.

Avanço da frente fria pelo país

A previsão indica que o sistema atravesse a região Sul entre os dias 7 e 8 de março. Na sequência, deve avançar pelo Sudeste entre os dias 8 e 10, antes de alcançar a Bahia no dia 11.

A passagem da frente fria deve provocar aumento da nebulosidade, mudanças nas temperaturas e maior ocorrência de chuvas nas áreas por onde o sistema avançar.

Mudanças no Sul e no Sudeste

Antes de chegar ao Nordeste, a frente fria deve provocar instabilidade principalmente no Sul e no Sudeste. Há previsão de aumento do risco de temporais no litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, regiões que já enfrentaram fortes chuvas nos últimos dias.

Em São Paulo, especialmente na Grande São Paulo e no litoral, a expectativa é de temperaturas abaixo do padrão para o mês de março entre segunda e quinta-feira da próxima semana. O período deve ser marcado por maior presença de nuvens e pancadas frequentes de chuva.

Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e volumes elevados em curtos intervalos de tempo.

Entre os impactos previstos para o Sul e o Sudeste estão:

  • aumento do risco de chuva moderada a forte;
  • maior incidência de raios;
  •  acumulados elevados de chuva em áreas litorâneas;
  •  ventos moderados a fortes no mar, com possibilidade de ressaca;
  •  queda de temperatura e períodos prolongados de céu encoberto;
  •  risco ampliado de deslizamentos em áreas de encosta;
  •  possibilidade de alagamentos em centros urbanos.

Temporais recentes em Minas Gerais

Nos últimos dias, fortes chuvas já provocaram impactos severos em cidades da Minas Gerais. O balanço oficial registra 72 mortes associadas aos temporais, sendo 65 em Juiz de Fora e 7 em Ubá.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, os números consideram os corpos que deram entrada e foram processados nos postos médico-legais até as 16h40 desta quinta-feira.

As mortes ocorreram principalmente após deslizamentos de terra que atingiram áreas residenciais na Zona da Mata. Entre as vítimas identificadas estão crianças de 2, 3 e 5 anos e idosos de até 79 anos.

Chuvas também atingiram Rio e São Paulo

Na semana passada, os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo também foram afetados por temporais associados à passagem de outra frente fria.

O grande volume de chuva provocou inundações, deslizamentos e até quedas de pontes. Entre as cidades mais afetadas estão Ubatuba, no litoral paulista, e Paraty, no litoral fluminense. Em Ubatuba, a prefeitura chegou a decretar situação de emergência após os danos causados pelas chuvas intensas.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia