O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, iniciou nesta segunda-feira (2) as atividades de suas turmas de residência para 2026. O marco do novo ciclo é a implantação do primeiro programa multiprofissional focado exclusivamente em Neonatologia da Bahia. Ao todo, a unidade de saúde, que atende exclusivamente pelo SUS, absorveu 35 novos profissionais para especialização.
O ineditismo do formato multiprofissional busca qualificar o atendimento a recém-nascidos de média e alta complexidade, integrando diferentes áreas da saúde no mesmo ambiente de cuidado. O treinamento funciona como uma pós-graduação sob regime de dedicação exclusiva, exigindo 60 horas semanais divididas entre aulas teóricas e a rotina pesada nos ambulatórios, UTIs e centros cirúrgicos do HEC.
A iniciativa é uma parceria com a Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) e ataca um gargalo da saúde pública estadual: a necessidade de profissionais altamente especializados para lidar com o início da vida de bebês em estado crítico, além de garantir segurança assistencial e parto humanizado para as mães.
Como ficaram divididas as 35 vagas de 2026:
- Residência Médica (25 vagas): 20 médicos em Pediatria, 4 em Neonatologia e 1 em Cirurgia Pediátrica.
- Residência Multiprofissional em Atenção Neonatal (7 vagas): 3 enfermeiros, 2 nutricionistas, 1 fisioterapeuta e 1 psicólogo.
- Residência Uniprofissional (3 vagas): 3 profissionais em Enfermagem Obstétrica.