O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou mais uma funcionalidade da NAI, plataforma gratuita de inteligência artificial para carreira e empregabilidade: o simulador de entrevistas de emprego. Desenvolvida com a tecnologia de IA do Google Cloud, a nova ferramenta permite que estudantes e trabalhadores treinem entrevistas em português, espanhol e inglês, com possibilidade de alternar os idiomas na mesma conversa.
O simulador apresenta cenários comuns de processos seletivos, com perguntas recorrentes como “Fale sobre você” ou “Quais são seus pontos fortes e fracos?”, além de questões comportamentais, como relatos de resolução de problemas e perguntas técnicas. O diferencial do serviço é que as perguntas mudam conforme as respostas do usuário e deixam a simulação mais parecida com uma entrevista real.
Outro detalhe é que a conversa é ao vivo, o que permite um diálogo sem a necessidade de esperar a conclusão da fala da NAI. Assim, o usuário pode ajustar respostas e reformular argumentos. Além disso, ao final de cada conversa, o simulador faz uma avaliação sobre os pontos positivos e dá dicas do que é preciso melhorar. A interação acontece porque a ferramenta está construída sobre a base tecnológica do Google Cloud.
Conheça a IA do Senai
O simulador de entrevistas de emprego integra o ecossistema da IA do Senai, por onde também é possível acessar o serviço Carreira e Empregabilidade do Senai, que utiliza a IA do Google Cloud para analisar informações fornecidas pelos usuários, como currículo, histórico profissional, descrição de experiências, e, assim, mapear competências, identificar lacunas de qualificação e sugerir caminhos de desenvolvimento profissional alinhados às demandas da indústria.
A NAI ainda recomenda cursos de formação profissional, indica áreas em expansão no mercado de trabalho e direciona os usuários para oportunidades de emprego, incluindo vagas disponíveis no Google Jobs. A ferramenta também calcula a diferença entre o perfil atual e os objetivos profissionais, utilizando esse diagnóstico para sugerir conteúdos personalizados de aprendizagem.
O projeto faz parte do convênio firmado entre Senai, Sesi e Google Cloud, com foco em transformação digital para educação profissional, educação básica, EJA e educação superior, além de soluções de inovação e tecnologia para a indústria.