
Foto: Márcio Lima
O artista visual Daniel Jorge apresenta, a partir da próxima terça-feira (24), sua primeira exposição individual institucional. Intitulada “Geografias de um corpo bússola”, a mostra ocupa a CAIXA Cultural RJ até 19 de abril e reúne cerca de 50 obras, entre esculturas, instalações e performances.

Daniel Jorge | Foto: Renan Benedito
Com curadoria da baiana Thais Darzé, a exposição atravessa diferentes momentos da trajetória do artista, marcada por deslocamentos entre Minas Gerais, onde nasceu; Rio de Janeiro, onde foi criado; e Salvador, onde atualmente vive e trabalha. A prática de Daniel Jorge se constrói a partir dessas fricções entre território, memória e matéria, em um caminho que rejeita linhas retas e privilegia atravessamentos.
O corpo aparece como eixo conceitual da mostra, entendido como dispositivo sensível de orientação no mundo. A partir dele, o artista propõe geografias em suspensão, deslocando o olhar do público e sugerindo novas formas de perceber espaço, pertencimento e identidade a partir das margens.

Negro Marco | Foto: Renan Benedito
Ao trabalhar principalmente com pedra-talco, pedra-sabão e metal, Daniel mobiliza materiais associados a processos de extração, desgaste e permanência. Essas matérias, carregadas de história e território, são tratadas como vestígios vivos que instauram campos de reexistência, não apenas como continuidade, mas como gesto político de resistência ao apagamento.
A entrada é gratuita e a classificação é livre. A exposição tem produção da Janela do Mundo.