Casa da Mulher Brasileira anuncia projeto para ampliar atendimento às crianças das mães vítimas de violência doméstica

Casa da Mulher Brasileira anuncia projeto para ampliar atendimento às crianças das mães vítimas de violência doméstica

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 20/02/2026 às 12:27 / Leia em 2 minutos

Localizada em Salvador, a Casa da Mulher Brasileira recebeu a visita do Ministério das Mulheres, com o objetivo de discutir o fortalecimento dos serviços prestados às mulheres vítimas de violência doméstica. A perspectiva é ampliar o atendimento às crianças, cujas mães são atendidas no equipamento. A atividade contou com representantes das gestões estadual e municipal, além de consultores técnicos do Ministério e equipe de infraestrutura.

“A visita do Ministério das Mulheres é muito importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Pensar nas crianças, que estão inseridas no ciclo da violência é fundamental, pois elas estão entre as mais vulneráveis nesse processo. Qualificar o atendimento significa ampliar a rede de cuidado e proteção para toda a família”, avaliou a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore.

Representando a Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Maura Souza falou sobre o projeto em andamento. “Nossa intenção é melhorar o atendimento, qualificar o serviço e as equipes, tornando o espaço mais acolhedor, lúdico e educativo, fortalecendo a autonomia e a proteção das mulheres e também das crianças que acompanham suas mães. A proposta inclui um diagnóstico sobre o atendimento infantil e o desenvolvimento de um projeto piloto de intervenção nas brinquedotecas das unidades, visando qualificar o serviço e ampliar a proteção integral”, afirmou.

Já a coordenadora estadual da CMB, Ana Clara Auto, destacou que o encontro permitiu apresentar a realidade cotidiana do atendimento na instituição. “Tivemos a oportunidade de compartilhar os desafios enfrentados no acolhimento dessas crianças, que também são impactadas pela violência. Essa troca técnica é essencial para aprimorar práticas, fortalecer a equipe e qualificar ainda mais os serviços prestados pela unidade”, pontuou.

Durante a visita, também foi feita uma avaliação das ações realizadas no período do Carnaval. Equipes da Secretaria das Mulheres que atuaram nas tendas “Oxe, me respeite” registraram atendimento a 203 mulheres que buscaram informações sobre os serviços da Casa da Mulher Brasileira.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia