Irmão do rei Charles III, ex-príncipe Andrew é liberado após prisão por possível ligação ao caso Epstein

Irmão do rei Charles III, ex-príncipe Andrew é liberado após prisão por possível ligação ao caso Epstein

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Toby Melville/Reuters

Publicado em 19/02/2026 às 19:31 / Leia em 2 minutos

O ex-príncipe Príncipe Andrew foi liberado poucas horas após ser detido nesta quinta-feira (19) no Reino Unido. Segundo a BBC, ele havia sido preso sob suspeita de “má conduta no exercício de um cargo público” no contexto do caso envolvendo o financista americano Jeffrey Epstein.

Imagens exibidas pela emissora mostraram Andrew deixando a delegacia no condado de Norfolk pouco antes das 19h30 no horário local, no banco traseiro de um automóvel. A investigação apura se, quando atuava como enviado especial do Reino Unido para o Comércio Internacional, ele teria repassado informações confidenciais a Epstein.

A relação entre Andrew e Epstein começou em 1999, por intermédio de Ghislaine Maxwell. Em 2011, após a divulgação de uma foto ao lado de Virginia Giuffre, ele deixou o cargo diplomático. Em 2019, afastou-se das funções públicas após entrevista à BBC em que negou as acusações de ter mantido relações com Giuffre quando ela era menor de idade.

Nos anos seguintes, o caso gerou novos desdobramentos. Em 2022, a Rainha Elizabeth II retirou dele títulos militares e patronatos, e Andrew firmou acordo extrajudicial com Giuffre nos Estados Unidos. Em 2025, perdeu o título de duque de York e, posteriormente, teve todos os títulos removidos por decisão do rei Charles III. Em fevereiro deste ano, a polícia informou que examinava denúncias de possível repasse de dados a Epstein, culminando na detenção anunciada nesta quinta-feira.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia