O cantor Francisco Gil publicou, nesta quarta-feira (18), um relato sobre a experiência no Carnaval deste ano, período vivido menos de um ano após a morte da mãe, Preta Gil. O artista também destacou a presença da filha, Sol de Maria, de 10 anos, que participou pela primeira vez de uma madrugada de desfiles. Francisco é filho único de Preta Gil, que morreu em 20 de julho de 2025, aos 50 anos, após tratamento contra o câncer. A cantora foi rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira e criou o tradicional Bloco da Preta.
Na publicação, ele relembrou a ligação da mãe com a folia e refletiu sobre o significado da festa ao longo do tempo. “O Carnaval sempre me ensinou muita coisa. Minha mãe já foi rainha de bateria da Mangueira, mas eu era muito novo para compreender tudo o que aquilo tinha a me dizer. E hoje, olhando para trás, sempre me vêm novas percepções e sentimentos”, escreveu.
Integrante do grupo Gilsons, o cantor contou que decidiu se aproximar mais do Carnaval neste ano e levou a filha para acompanhar os preparativos. “Tudo isso sempre foi algo muito presente no imaginário da Sol. Este ano eu me aproximei mais. Vi mais de perto. Levei minha filha comigo. Ensaios de rua, ensaios de quadra, ensaios técnicos e todo o dia a dia. Tudo é forte. É uma força que mobiliza tanta coisa. É sagrado. É o samba e a cultura preta em sua mais alta força de realização”, afirmou.
Segundo ele, a segunda-feira (16) marcou a estreia da menina nos desfiles oficiais. “Ontem foi o primeiro dia dela nos desfiles oficiais. Vimos todos.”
Ao comentar um vídeo da namorada, a atriz e influenciadora Alane Dias, que desfilou como musa da Acadêmicos do Grande Rio, Fran destacou o impacto dela na forma como passou a enxergar a festa. “Foi ela quem me fez perceber e entender, de uma forma muito sensível, a real energia que move isso tudo. E é muito simples: o respeito, o sorriso, a entrega, a conexão com tudo aquilo e com cada pessoa. No jeito só dela de sambar e de levar para a avenida uma história inteira de vida. Porque, no final, é tudo sobre a história mais bonita. E quanta história bonita!”, declarou.