A Mocidade Alegre foi consagrada como a grande campeã do Carnaval de São Paulo em 2026. A apuração aconteceu nesta terça-feira (17), no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital. Com o resultado, a escola da Freguesia do Ó chega ao seu 13º título. A Gaviões da Fiel levou o segundo lugar, enquanto a Dragões da Real ficou em terceiro. Rebaixadas, a Rosas de Ouro e a Águia de Ouro vão disputar a divisão de acesso no Carnaval de 2027.
Em um verdadeiro espetáculo pra lá de emocionante, a Mocidade Alegre desfilou com o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”, celebrando o legado da atriz Léa Garcia, que fez história no país e no mundo com sua representatividade e atuação como militante pela igualdade racial e liderança a partir do teatro e do cinema.
“Em seus mais de 90 anos vividos, Léa foi uma das pioneiras no teatro e no cinema brasileiros. Estreou no palco do Teatro Experimental do Negro, foi celebrada com a Palma de Ouro em Cannes e premiada no Festival de Cinema de Gramado. Tornou-se a vilã mais vista do mundo na novela ‘Escrava Isaura’. Aqui, na Mocidade Alegre, o negro sempre esteve em protagonismo. Por isso, lembramos o carnaval de 1982, que já celebrava os nossos companheiros de jornada como “Malungos”. E, assim, cumprimos a missão de trazer à cena mais uma vez uma figura feminina negra de relevância internacional. Saudamos Léa como nossa malunga, companheira de luta. Esse enredo é um tributo àquelas que ousaram existir além dos papéis que lhes foram dados. Lembramos o nome e o rosto de quem forjou a história do nosso país“, destaca a agremiação.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.