Camarote Salvador conquista certificação máxima de sustentabilidade da Prefeitura e detalha operação para garantir Selo Ouro

Camarote Salvador conquista certificação máxima de sustentabilidade da Prefeitura e detalha operação para garantir Selo Ouro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 17/02/2026 às 23:01 / Leia em 3 minutos

Referência no circuito Barra-Ondina há 26 anos, o Camarote Salvador encerra a folia de 2026 com mais um motivo para celebrar. Na tarde desta terça-feira (17), último dia oficial da festa, o espaço recebeu das mãos do prefeito Bruno Reis o Selo Ouro de Sustentabilidade, certificação máxima concedida pela Prefeitura através do programa Camarote Sustentável.

A conquista é resultado de uma operação complexa que vai muito além da reciclagem básica. Em conversa com o Alô Alô Bahia, a diretora de produção do camarote, Camilla Lanza, detalhou as inovações que elevaram a régua ambiental do evento este ano, transformando a megaestrutura de 13 mil m² em um exemplo de gestão de resíduos e impacto social.

Um dos grandes vilões do Carnaval, o copo descartável de polipropileno (PP) foi banido da operação. Segundo Lanza, a substituição por copos de papel reutilizáveis e modelos rígidos, somada ao uso de embalagens 100% compostáveis nas áreas de alimentação.

“Temos uma cooperativa atuando conosco há mais de 20 dias, com turnos de 24 horas durante o evento. Tudo o que não é aproveitado, vidro, papelão, plástico, tem destinação correta. Até as lonas da cenografia viram sacolas para a próxima edição”, explica a diretora.

A executiva destaca que a maturidade do projeto ambiental do camarote envolve metas agressivas, como ser 110% carbono positivo e reduzir o uso de geradores a diesel. Mas o foco também está no legado humano.

“Quando falamos de sustentabilidade, falamos de legado para a cidade. Temos ações específicas na comunidade de São Lázaro, com esporte e eventos para crianças. Além disso, trazer o projeto Africanize Sessions para dentro da nossa estrutura é um motivo de muito orgulho”, pontua Camilla.

Questionada se a pauta ambiental se tornou um ativo de luxo para o público VIP, Lanzza foi categórica ao afirmar que o cenário mudou. “A sustentabilidade deixou de ser uma escolha para ser uma obrigação. O perfil de consumo mudou, as pessoas são mais conscientes e fazem escolhas pensando nisso. Estar na vanguarda faz com que a gente leve o mercado junto, mudando a entrega do Carnaval da Bahia como um todo”, finaliza.

O Selo Ouro foi concedido após inspeções técnicas da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que validaram in loco as práticas adotadas pelo evento.

O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.

Acesse a página especial Alô Alô Folia

Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia