Salvador está lotada de turistas e uma prova disso é a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas, que atingiu 99,5% no domingo de Carnaval, superando o índice de 96,4% registrado no mesmo dia da festa em 2025. A alta no movimento foi percebida também no aeroporto e na nova rodoviária.
O Aeroporto de Salvador registrou 78 pousos, número 30% superior ao domingo de Carnaval do ano passado, quando foram contabilizadas 60 chegadas. O volume de passageiros desembarcados também apresentou crescimento expressivo, passando de 9.225 em 2025 para 11.690 em 2026, uma alta de 26,7%.
O número de turistas que vieram de ônibus também avançou. A Rodoviária de Salvador contabilizou 578 chegadas de veículos, aumento de 10,1% em relação ao domingo de Carnaval de 2025, quando foram registrados 525 ônibus. Já o número de passageiros desembarcados passou de 6.637 no ano passado para 6.696 neste ano.
Para a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, os números refletem a força do Carnaval.
“O domingo de Carnaval confirma Salvador como um destino extremamente procurado, com crescimento nas chegadas por diferentes modais e uma ocupação hoteleira praticamente total. Esses resultados são fruto de planejamento, diversidade cultural e trabalho integrado para garantir uma festa organizada, segura e acolhedora para turistas e moradores”, afirmou.
Prefeituras-bairro – No Circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, cerca de 50 mil pessoas participaram da programação em um ambiente festivo. Em Cajazeiras, aproximadamente 3,5 mil foliões prestigiaram a grade de atrações. No Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, o público estimado foi de cerca de 3 mil pessoas, com expressiva presença de turistas e forte integração cultural.
Em Pau da Lima, foram 3 mil participantes, com uma festa tranquila e sem ocorrências. Na Liberdade, o desfile do Bloco Infantil Os Mangueirinhas mobilizou famílias e trouxe ainda mais alegria ao circuito do Plano Inclinado, reforçando o caráter comunitário do Carnaval nos Bairros.
Saúde – Das 5h da última quinta-feira (12) às 5h desta segunda (16), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 2.975 atendimentos. Do total, 2.886 foram realizados nos módulos instalados nos circuitos oficiais da festa e 89 nos postos fixos do Carnaval nos Bairros, localizados no Nordeste de Amaralina, Cajazeiras X e Periperi.
O balanço consolidado aponta que 2.424 atendimentos foram de natureza clínica, o que representa 81,5% do total das ocorrências registradas no período. Além dos atendimentos clínicos, foram registrados 183 atendimentos bucomaxilofaciais, 182 ortopédicos, 117 de enfermagem e 69 classificados como cirúrgicos.
Semob – O Buzu da Folia, serviço de transporte gratuito do Carnaval, continua operando com as linhas C10 – Lapa x Calabar e C11 – Lapa x Garibaldi. No quarto dia de festa, foram realizadas 1.703 viagens, transportando 117.795 passageiros.
No sistema BRT, houve um aumento de 17,87%.. Em 2025, foram contabilizados 18.712 usuários no domingo de Carnaval, enquanto em 2026 o total chegou a 22.056 passageiros.
Nos ascensores, o Elevador Lacerda segue registrando movimento superior ao de 2025, com 24,4 mil passageiros. Já o Plano Inclinado Liberdade–Calçada transportou quase 3 mil usuários.
Semop – Na Central de Acolhimento foram registrados 3.869 usos para banho, reforçando a importância da estrutura oferecida para garantir dignidade, higiene e melhores condições de trabalho durante o Carnaval.
As equipes fizeram também a retirada de 2.789 materiais do comércio irregular nas ruas, incluindo 374 itens de material perigoso, 23 carrinhos, 19 isopores, 2.293 bebidas e 80 itens diversos, como barracas e mobiliários irregulares. Além disso, foram contabilizadas 1.116 abordagens e orientações, priorizando o diálogo, a prevenção de riscos e a organização dos circuitos.
Seman – As equipes da Secretaria de Manutenção realizaram a limpeza de caixas de sarjeta e passagem (411 unidades), a limpeza de calhas e valas (608 metros lineares) e a desobstrução e jateamento de rede (713 metros lineares).
Os trabalhadores também fizeram a sucção de água acumulada (700 litros), a recuperação de pavimentação (Asfalto Frio/Superpav) e a instalação/manutenção de tapumes no Forte de São Pedro, Campo Grande e Rua Carlos Gomes. Em Ilha de Maré (Praia Grande e Santana) e Ilha de Bom Jesus, foram limpos mais de 380 metros de calhas e valas.
As ações foram intensas em Pau da Lima (final de linha), Cajazeiras X (Campo da Pronaica) e Periperi (Praça da Revolução), com limpeza de caixas e retirada de grande volume de expurgo. No circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), houve a revisão completa do sistema de drenagem para garantir a passagem dos blocos locais.
Desal – Uma das maiores preocupações da Prefeitura é com a integridade física dos foliões, e para isso as equipes da Desal também realizam manutenção de vias e reparos para garantir a circulação segura. As ações incluem desobstrução de sarjetas, para evitar alagamentos; desobstrução e limpeza de calhas para garantir o escoamento de água; conserto de passeios e reparos em calçadas para garantir a segurança dos foliões.
Até esta segunda, mais de 500 ações já foram registradas envolvendo os serviços já citados, além de manutenção de espaços públicos, limpeza e manutenção de praças, parques e outros espaços. Somente neste domingo, cerca de 88 sarjetas passaram por desobstrução e limpeza.
Sedur – No quarto dia da folia, foram apreendidas 416 peças publicitárias irregulares, como sombreiros, abanos, balões e maquininhas de crédito, além de 393 bebidas de marcas não patrocinadoras do Carnaval.
Ao todo, os fiscais realizaram 628 vistorias e 61 notificações. O órgão atuou de forma rigorosa também na fiscalização sonora, realizando o monitoramento de 133 trios, camarotes e palcos, além de 19 desativações sonoras. A pasta emitiu cinco autos de infração por operação de forma irregular.
Limpurb – Foram coletadas aproximadamente 108,5 toneladas de materiais recicláveis nas Centrais de Reciclagem e no Programa Plástico é Vida. Materiais como alumínio, plástico mole e garrafa pet estão entre os resíduos coletados durante os quatro dias de festa.
GCM – A Guarda Civil Municipal registrou cinco ocorrências no domingo, sendo duas prisões por débito de pensão alimentícia. O órgão também localizou os responsáveis por uma criança perdida, deteve um condutor com moto adulterada e prendeu um homem por desacato e tentativa de intimidação.
Os dados do domingo somam 106 atendimentos, 93 patrulhamentos preventivos e 33 abordagens. No acumulado da festa, 6.724 crianças já foram identificadas com pulseiras de segurança.
Por fim, houve uma redução de 40% na entrega de documentos perdidos em comparação ao Carnaval de 2025, totalizando 23 unidades no domingo. A queda tem relação com a preferência crescente dos foliões por documentos e pagamentos digitais.
Iluminação – No Circuito Dodô (Barra/Ondina), foram registradas cinco ocorrências. Houve uma ampliação de rede, com instalação de dois projetores na Rua Sabino Silva, ampliando a luminosidade do trecho, e foram registradas quatro ocorrências de manutenção. Não houve registro de apagão no circuito.
No Circuito Osmar (Centro), foram contabilizadas oito ocorrências, todas relacionadas à manutenção. Não foram registradas ocorrências de ampliação de rede ou apagão. No Circuito Batatinha (Pelourinho), foram registradas cinco ocorrências de manutenção. Não houve registros de ampliação de rede ou apagão.
Semit – A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e a Companhia Salvador de Cidade Inteligente (Smart) registraram 25.740 usuários no Conecta Salvador, a rede de wi-fi gratuita do município. Eles fizeram 209.864 conexões, 12.051 interações no WhatsApp da Prefeitura e 170 agendamentos no Salvador Digital. No total, o tráfego de dados ficou em 2,10 TB.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.