A Guarda Civil Municipal (GCM) registrou uma redução de 40% no número de documentos perdidos durante o Carnaval de Salvador entre quinta-feira (12) e domingo (15), em comparação com o mesmo período da festa em 2025. No ano passado, 38 documentos foram entregues ao órgão, enquanto neste ano o número caiu para 23 itens.
Os documentos recolhidos durante a folia podem ser recuperados no posto da GCM na Estação da Lapa até a terça-feira (17). A partir de quinta (19), o serviço volta a funcionar na sede da corporação, localizada na Avenida San Martin.
Segundo a GCM, a queda está relacionada à maior adesão dos foliões ao uso de documentos e meios de pagamento digitais. De acordo com o coordenador de Ações de Prevenção à Violência da Guarda, James Azevedo, campanhas educativas incentivaram a população a evitar levar documentos físicos para os circuitos.
“Nós fizemos algumas campanhas orientando a população a não levar documento físico para a rua, mas o digital. Para algumas pessoas que não têm o digital e acabam levando dois documentos, como CNH e RG, ressaltamos que basta levar um”, explicou.
O coordenador também destacou que foliões têm colaborado com a devolução de objetos encontrados. “Quando encontram algum documento no chão ou uma carteira, entregam a um membro do nosso órgão ou a outra força de segurança”, afirmou. Após a entrega, os itens passam por limpeza e cadastro antes de serem devolvidos aos proprietários.
A GCM orienta que, em caso de perda de documentos ou celular, o cidadão registre boletim de ocorrência e procure um posto do órgão para verificar se o item foi localizado. Para retirada de celulares, é necessário comprovar a posse do aparelho, inclusive digitando a senha de desbloqueio.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.