As Filhas de Gandhy abriram oficialmente sua participação no Carnaval 2026 neste sábado (14), reunindo mais de mil foliãs em um desfile marcado por muita ancestralidade, protagonismo feminino, sustentabilidade e inovação tecnológica. Inspirado no tema “Òrìṣá AYÀN nos Abençoou”, o afoxé celebrou o orixá dos tambores e colocou o ritmo como eixo central da narrativa artística.
Com 60 mulheres na percussão, 150 dançarinas na ala de dança e 50 mulheres na ala das baianas, o grupo agitou o Pelourinho em um espetáculo que reafirmou a sua ancestralidade e força simbólica.
A cantora Tati Brito, responsável pela condução vocal do desfile de sábado juntamente com Janete Dantas, afirma estar emocionada com o primeiro cortejo: “É lindo desfilar no Pelourinho, ver as pessoas cantando, felizes com o nosso afoxé. É uma energia que arrepia.”
A próxima apresentação das Filhas de Gandhy acontece na segunda-feira (16), no circuito Dodô (Barra-Ondina). Sob a liderança de Nany Lessa, o grupo recebe participação especial de Tati Brito, reforçando o encontro de vozes femininas que sustentam a narrativa musical do grupo.

O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.