Ilê Aiyê atrai multidão na tradicional saída do Curuzu durante carnaval de Salvador

Ilê Aiyê atrai multidão na tradicional saída do Curuzu durante carnaval de Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno para Alô Alô Bahia

Alô Alô Bahia

Publicado em 14/02/2026 às 23:42 / Leia em 3 minutos

Moradores da Liberdade, turistas e admiradores da cultura afro-brasileira se reuniram em frente ao terreiro Ilê Axé Jitolu, no Curuzu, para acompanhar a tradicional saída do Ilê Aiyê, neste sábado (14). O momento é um marco simbólico da abertura dos desfiles do mais antigo bloco afro do Brasil no Carnaval de Salvador 2026. Sacadas, janelas e cada canto da rua se transformaram em arquibancada improvisada para assistir ao ritual que antecede a descida do Mais Belo dos Belos rumo à avenida.

A cerimônia, que mistura religiosidade, música e resistência cultural, teve início com o tradicional ritual para abrir os caminhos do bloco. Entre os elementos simbólicos estavam as bacias de milho e pipoca, o pó de pemba e a soltura de pombas brancas, reforçando pedidos de paz e proteção para a festa.

A condução espiritual ficou sob responsabilidade da ialorixá Hidelice Bentala, que evocou bênçãos a Oxalá, associado à harmonia, e a Obaluaê, orixá ligado à cura e à transformação. A atual Deusa do Ébano, Carol Xavier, também esteve no ato, além do presidente do bloco, Vovô do Ilê, e da estilista Dete Lima. A atriz e apresentadora Regina Casé prestigiou o momento.

Mais do que um desfile, a saída do Ilê é um ato político e cultural que atravessa gerações. Fundado em 1974 e estreando na folia em 1975, o bloco inaugurou o movimento de reafricanização do Carnaval de Salvador, levando para as ruas uma postura afirmativa de combate ao racismo e de valorização da identidade negra. Meio século depois, a tradição segue viva no Curuzu, reafirmando a força da Liberdade como território de resistência e orgulho afro-baiano.

Em 2026, o Ilê Aiyê leva para a avenida o tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”. O bloco volta a desfilar na segunda-feira (16), no Circuito Osmar (Campo Grande), com concentração às 18h e saída prevista para 19h. Na terça-feira (17), encerra sua participação no Carnaval com desfile no Corredor da Vitória, mantendo a mesma programação de horário.

O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.

Acesse a página especial Alô Alô Folia

Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia