Moradores da Liberdade, turistas e admiradores da cultura afro-brasileira se reuniram em frente ao terreiro Ilê Axé Jitolu, no Curuzu, para acompanhar a tradicional saída do Ilê Aiyê, neste sábado (14). O momento é um marco simbólico da abertura dos desfiles do mais antigo bloco afro do Brasil no Carnaval de Salvador 2026. Sacadas, janelas e cada canto da rua se transformaram em arquibancada improvisada para assistir ao ritual que antecede a descida do Mais Belo dos Belos rumo à avenida.
A cerimônia, que mistura religiosidade, música e resistência cultural, teve início com o tradicional ritual para abrir os caminhos do bloco. Entre os elementos simbólicos estavam as bacias de milho e pipoca, o pó de pemba e a soltura de pombas brancas, reforçando pedidos de paz e proteção para a festa.
Ver essa foto no Instagram
A condução espiritual ficou sob responsabilidade da ialorixá Hidelice Bentala, que evocou bênçãos a Oxalá, associado à harmonia, e a Obaluaê, orixá ligado à cura e à transformação. A atual Deusa do Ébano, Carol Xavier, também esteve no ato, além do presidente do bloco, Vovô do Ilê, e da estilista Dete Lima. A atriz e apresentadora Regina Casé prestigiou o momento.
Mais do que um desfile, a saída do Ilê é um ato político e cultural que atravessa gerações. Fundado em 1974 e estreando na folia em 1975, o bloco inaugurou o movimento de reafricanização do Carnaval de Salvador, levando para as ruas uma postura afirmativa de combate ao racismo e de valorização da identidade negra. Meio século depois, a tradição segue viva no Curuzu, reafirmando a força da Liberdade como território de resistência e orgulho afro-baiano.
Em 2026, o Ilê Aiyê leva para a avenida o tema “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”. O bloco volta a desfilar na segunda-feira (16), no Circuito Osmar (Campo Grande), com concentração às 18h e saída prevista para 19h. Na terça-feira (17), encerra sua participação no Carnaval com desfile no Corredor da Vitória, mantendo a mesma programação de horário.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.