Márcio Victor fala sobre homenagem a Preta Gil no Carnaval de Salvador: “Senti a presença dela”

Márcio Victor fala sobre homenagem a Preta Gil no Carnaval de Salvador: “Senti a presença dela”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 13/02/2026 às 16:15 / Leia em 3 minutos

O Carnaval começou em grande estilo para o Psirico, que abriu oficialmente sua agenda carnavalesca nesta quinta-feira (12), em Salvador. Sob o comando de Márcio Victor, a banda arrastou uma multidão no circuito Barra-Ondina, dando início a uma sequência de apresentações que prometem marcar a folia de 2026.

Logo ao iniciar o desfile, Márcio emocionou o público ao prestar uma homenagem à cantora Preta Gil em frente ao Expresso 2222, cantando “Firme e Forte” e criando um dos momentos mais marcantes da passagem do trio. Ao Alô Alô Bahia, o cantor falou sobre a decisão de celebrar a amiga, que faleceu em julho de 2025, em decorrência de complicações de um câncer.

Aquele momento me pegou com uma força que eu não tive como controlar. Todo mundo sabe que quando eu me emociono, eu não consigo esconder a emoção. E ontem estava chovendo na Barra, na minha saída e, por coincidência, a gente já tinha ensaiado e seria a música ‘Firme e Forte’, que fala das chuvas, que fala do povo da favela, que fala de toda essa força, né? É uma música muito emotiva, é uma música de um protesto. E quando eu canto essas músicas de protesto, eu percebi que fico muito emotivo. Então, pedi a Deus, rezei um Pai Nosso, com todo o público ali, eu vi o povo com a mão pra cima e aquilo tomou conta de mim. E aí, quando eu virei ali no Expresso 2222, eu vi Preta Gil. Eu a vi e rezei pedindo que meu Carnaval fosse na paz, especialmente devido ao problema de saúde que eu tive. Então, senti a presença dela e senti como um sinal de paz e de proteção“, contou o artista.

Na ocasião, Márcio também fez questão de ressaltar a importância da filha do cantor e compositor Gilberto Gil para a outra contra o racismo, homofobia e outros preconceito. “Preta é símbolo de uma pessoa que lutou pela vida, lutou pelas mulheres, lutou pelas mulheres pretas. Além disso, foi uma das maiores incentivadoras do Psirico, ela sempre acreditou em mim, sempre me apoiou, me aconselhou a cuidar da saúde. Sou muito feliz de ter conhecido a pessoa dela. Ela é uma das pessoas mais incríveis que eu já conheci na vida, que sempre ajudou a todo mundo, que foi contra os homofóbicos, contra os racistas, contra toda essa maldade. Eu me emociono muito ao falar dela, foi um momento muito incrível que eu vou recordar pra sempre.

 

O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.

Acesse a página especial Alô Alô Folia

Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia