A Prefeitura de Salvador e a Visit Salvador Destination avançaram na articulação para fortalecer o turismo e ampliar a captação de eventos nacionais e internacionais para a capital baiana. A nova diretoria da entidade foi recebida na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) pela vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, e pelo subsecretário Alexandre Reis, em reunião realizada na segunda-feira (9).
O encontro marcou o alinhamento institucional entre o poder público e o setor turístico, com definição de prioridades e estratégias voltadas ao posicionamento de Salvador no mercado de eventos. Também participou da agenda o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA), Wilson Spagnol.
Pela primeira vez presidida por uma mulher, a Visit Salvador Destination é comandada pela empresária e hoteleira Soraya Torres, que esteve acompanhada dos vice-presidentes Glicério Lemos e Cláudio Najar. A nova gestão assume com foco na ampliação de resultados e na presença mais estratégica da cidade nos principais calendários do país e do exterior.
“Em parceria, planejamento e escuta, seguimos trabalhando para posicionar Salvador cada vez melhor no cenário do turismo”, afirmou Ana Paula Matos, destacando a importância de manter diálogo permanente com o Prodetur (Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo) e fortalecer a governança do setor.
Soraya Torres ressaltou que a entidade pretende intensificar a articulação institucional para ampliar a captação. “Queremos ampliar a presença de Salvador nos principais calendários de eventos do país e do exterior, reforçando a imagem da cidade como destino estruturado e competitivo. O momento é de intensificar a articulação e avançar na captação”, declarou.
Responsável por promover Salvador como destino de negócios e eventos, a Visit Salvador Destination confirmou mais de 80 eventos entre 2022 e 2025. No período, a cidade recebeu mais de 200 mil turistas, com impacto estimado em R$ 900 milhões na economia local.