Este é um guia exclusivo para o folião leitor do Alô Alô Bahia
Com mais de 1,2 milhão de turistas esperados e um crescimento de 10,2% no volume de visitantes em relação ao ano passado, o Carnaval de Salvador 2026 promete ser um dos maiores da história. Segundo dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a festa deve movimentar R$ 2,6 bilhões ao longo dos sete dias de folia, sendo R$ 1,8 bilhão concentrados apenas nos cinco dias principais. Em meio a tanta gente nos circuitos, a perda de documentos é uma das ocorrências mais comuns. Há um esquema especial montado para ajudar os foliões a recuperar itens extraviados.
A Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia ficará responsável por recolher e promover a devolução de documentos perdidos durante o Carnaval. Quem suspeitar que perdeu RG, CNH, CPF ou outros papéis oficiais pode consultar se eles foram encontrados acessando o site da PMBA (www.pm.ba.gov.br), clicando no link “documentos recuperados” e digitando o nome completo.
A entrega dos documentos acontecerá inicialmente na sede da Ouvidoria da PM, localizada no Passeio Público, entre os dias 12 e 17 de fevereiro. A partir do dia 18 de fevereiro, o atendimento será transferido para o posto da Ouvidoria no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra, funcionando das 9h às 17h.
As autoridades recomendam que os foliões registrem boletim de ocorrência em caso de perda e acompanhem periodicamente as atualizações no site oficial da Polícia Militar. Além disso, levar apenas o essencial para os circuitos, utilizar doleiras ou pochetes internas e manter cópias digitais dos documentos são medidas simples que podem ajudar a evitar transtornos durante a maior festa de rua do planeta.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.