A baiana Pietra Garcia, de 4 anos, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Internacional Smeta, competição de alto nível que estimula o pensamento lógico, a criatividade e o interesse por ciência e matemática. No Brasil, a disputa é representada pela Amplexo, instituição voltada para crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação.
Pietra já havia chamado atenção nacionalmente em 2024, quando quebrou o recorde brasileiro de soletração rápida ao pronunciar 32 palavras em um minuto. A marca foi homologada pelo RankBrasil, entidade que cataloga recordes nacionais.
Segundo a mãe, Amanda Garcia, a família recebeu a nova conquista com surpresa e comemoração. “O resultado nos surpreendeu porque é uma olimpíada totalmente monitorada, que ela fez sozinha. Quando recebemos a notícia da medalha de bronze, fizemos uma festa. Ela só tem 4 anos e vibramos muito com todo esse conhecimento”, afirmou.
O desenvolvimento de Pietra começou a chamar atenção antes de completar 1 ano. Ela andou aos nove meses e, aos 1 ano e dois meses, já havia memorizado o alfabeto em português e inglês, iniciando a leitura nos dois idiomas pouco tempo depois.