O projeto “Cameratas nos Museus”, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), retorna em fevereiro com uma série de apresentações gratuitas em importantes espaços culturais de Salvador. Entre os dias 19 e 25, quatro museus da capital baiana receberão concertos de grupos de música de câmara formados por músicos da Orquestra.
A programação contempla o Museu da Misericórdia, o Museu de Arte da Bahia (MAB), o Museu Geológico da Bahia e o Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, com apresentações das cameratas Quadro Solar, Bahia Cordas, Opus Lumen e Quarteto Novo.
A temporada começa no dia 19 de fevereiro, no Museu da Misericórdia, no Centro Histórico, com o Quarteto Novo, às 15h, seguido pelo Opus Lumen, às 15h30. No dia 20, o projeto segue para o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, com apresentações do Bahia Cordas, às 15h, e novamente do Opus Lumen, às 15h30.
No dia 24, o Museu Geológico da Bahia recebe as cameratas Quadro Solar, às 15h, e Bahia Cordas, às 15h30. O encerramento acontece no dia 25, no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, com apresentações do Quadro Solar, às 15h, e do Quarteto Novo, às 15h30.
A proposta do projeto é promover o diálogo entre a música de concerto e o patrimônio cultural, aproximando o público da música sinfônica em ambientes históricos e museológicos da cidade. O repertório mescla obras clássicas adaptadas ao formato de câmara e versões de músicas populares, em sintonia com o clima do verão soteropolitano.
“Os quatro grupos de câmara da OSBA vão celebrar a diversidade musical, transformando cada acorde em uma ponte entre passado e presente nestes emblemáticos espaços culturais da cidade”, destaca Alexsandro Castanha, produtor do projeto.
O “Cameratas nos Museus” integra a programação do Verão na Bahia – Um Estado de Alegria, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), que busca ampliar o acesso à arte e valorizar a produção cultural baiana.
Serviço
OSBA apresenta – Cameratas nos Museus
Datas: 19, 20, 24 e 25 de fevereiro de 2026
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Programação:
19/02 (quinta) – Museu da Misericórdia (Centro Histórico)
15h Quarteto Novo | 15h30 Opus Lumen
20/02 (sexta) – Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória)
15h Bahia Cordas | 15h30 Opus Lumen
24/02 (terça) – Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória)
15h Quadro Solar | 15h30 Bahia Cordas
25/02 (quarta) – Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (Corredor da Vitória)
15h Quadro Solar | 15h30 Quarteto Novo