Com 64 km de litoral apenas no território continental, Salvador possui uma das maiores faixas de praias urbanas do país. Durante o verão, período em que a cidade recebe grande número de turistas, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) chega a coletar, em média, 65 toneladas de resíduos por dia deixados por banhistas.
A operação é realizada por 100 agentes, que iniciam os trabalhos ao amanhecer, de segunda a sábado, atuando exclusivamente na limpeza da faixa de areia. O serviço é apoiado por 10 tratores com carreta reboque e 7 tratores com cessadeira, além de 65 kits de praia e as novas “coqueiras” — equipamentos em formato de coco para descarte de resíduos, instaladas em nove praias.

Limpurb coleta até 65 toneladas de lixo por dia nas praias de Salvador no verão
O trabalho combina limpeza manual e mecanizada. Na manual, os agentes retiram resíduos de toda a orla, do Subúrbio Ferroviário à Praia de Ipitanga, cata lixo em áreas verdes e esvaziam cestas. Na mecanizada, a areia é movimentada para remover materiais enterrados, que são ensacados e levados para contêineres subterrâneos próximos à orla, como na Barra.
Segundo o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, a atuação das equipes é contínua, mas depende também da colaboração dos frequentadores.
“A limpeza das praias é praticamente ininterrupta, realizada diariamente em diferentes turnos. No entanto, o apoio da população é essencial para manter esses espaços limpos. Vidros, palitos de churrasco e outros resíduos acabam sendo deixados na areia. Pedimos que cada pessoa faça a sua parte e descarte corretamente o lixo nos locais apropriados”, afirmou.