Uma ação conjunta entre a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Transalvador realizou, nesta segunda-feira (9), uma vistoria para avaliar a emissão de gases poluentes dos veículos que serão utilizados durante o Carnaval de Salvador.
A fiscalização aconteceu na Central de Vistoria do Carnaval, instalada no Parque de Exposições, onde trios elétricos e carros de apoio passam por inspeção desde o dia 26 de janeiro. Além da análise ambiental, os veículos também são submetidos a avaliações técnicas e documentais necessárias para a liberação para os desfiles.
Durante a ação, os veículos aprovados receberam um selo informando que estão em conformidade com os padrões de emissão de gases poluentes. Segundo o titular da Secis, Ivan Euler, a iniciativa tem caráter piloto e permitirá a comparação dos dados de emissão com medições realizadas no Carnaval de 2025, tanto no circuito Barra-Ondina quanto no Campo Grande.

Fiscalização mede emissão de poluentes de trios elétricos e veículos usados no Carnaval de Salvador
“Estamos realizando a aferição do escapamento de uma quantidade menor de trios, dentre os 128 que participam da festa, para entender melhor o impacto ambiental e orientar formas de reduzir a poluição nos circuitos”, explicou o secretário.
O superintendente da Transalvador, Diego Brito, destacou o viés educativo da ação. De acordo com ele, a expectativa é que, a partir do próximo Carnaval, seja publicada uma portaria tornando obrigatória a manutenção preventiva de trios elétricos e geradores, com foco na redução da emissão de poluentes.
A iniciativa conta ainda com o apoio do Sest/Senat e da empresa Despoluir. Para a coordenadora do programa ambiental da Despoluir, Cleide Cerqueira, o trabalho reforça a importância da conscientização ambiental também durante a maior festa de rua do país. “É uma forma de lembrar que o cuidado com o meio ambiente deve ser uma responsabilidade coletiva”, afirmou.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.