Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo têm alerta de “grande perigo” para chuvas intensas

Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo têm alerta de “grande perigo” para chuvas intensas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Paulo Pinto/Agência Brasil

Publicado em 07/02/2026 às 15:22 / Leia em 2 minutos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (7), alerta vermelho de “grande perigo” para chuvas intensas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O aviso vale para este sábado e domingo (8), com risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas.

As áreas mais afetadas devem ser o Sul e Sudoeste de Minas Gerais, o Sul do estado do Rio de Janeiro, o Vale do Paraíba Paulista, as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo e a Zona da Mata. A previsão indica acumulados superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.

Ao todo, 123 municípios estão incluídos no alerta vermelho. Entre eles estão a capital fluminense, Angra dos Reis, Volta Redonda e Vassouras (RJ); Campos do Jordão, Aparecida e Ubatuba (SP); além de Wenceslau Braz, Gonçalves e São Lourenço (MG).

O Inmet orienta que moradores dessas regiões desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observem possíveis alterações em encostas, permaneçam em locais abrigados e, em caso de inundação, protejam os pertences com sacos plásticos. Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Outros alertas

Para áreas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Inmet emitiu alerta laranja, classificado como perigo. O aviso inclui municípios dos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Entre as cidades citadas estão Manaus e Presidente Figueiredo (AM), Timon e Caxias (MA), Cametá e Altamira (PA), Teresina e Picos (PI), Araguaína (TO), Ponta Porã (MS), Nobres (MT) e Uruaçu (GO).

Nessas áreas, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h. Há risco de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A orientação é evitar abrigo sob árvores durante ventos fortes, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, desligar aparelhos elétricos e buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia