Um projeto de desenvolvimento sustentável na Ilha de Maré, em Salvador, beneficiou cerca de 4 mil moradores em 12 comunidades, seis delas reconhecidas como quilombolas. A iniciativa, chamada Planos de Bairro, foi conduzida pela Prefeitura de Salvador e envolveu líderes comunitários, universidades e organizações locais em processos de diagnóstico e planejamento para enfrentar desigualdades sociais e propor soluções para o desenvolvimento da região.
A pescadora quilombola Marizélia Lopes ressalta a relação entre natureza e economia local:
“A gente não enxerga a natureza só como um espaço de exploração, a gente tem uma relação, a gente não consegue desassociar o que é natureza da gente, da vida da gente. Então a gente é a natureza, né?”
O projeto baiano é um dos 16 selecionados pelo Programa Simetria Urbana, em parceria com o governo brasileiro e o ONU-Habitat, como referência de soluções urbanas inspiradoras para outros países em desenvolvimento, o chamado Sul Global. Entre as iniciativas destacadas está também o Jardim Filtrante do Parque do Caiara, no Recife, que utiliza plantas aquáticas nativas para tratamento natural da água.
O programa busca soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco em comunidades e cidades sustentáveis, mobilidade urbana, habitação, juventude, igualdade de gênero e planejamento participativo. Entre os exemplos de igualdade de gênero está o Marias na Construção, da Prefeitura de Salvador, que qualificou mais de 600 mulheres em dois anos, promovendo geração de renda e capacitação profissional.
Para a arquiteta urbanista Laura Lacastagneratte de Figueiredo, do ONU-Habitat, a iniciativa transforma boas práticas brasileiras em ferramentas de cooperação internacional:
“Ao sistematizar soluções que já apresentaram resultados, amplia o potencial dessas experiências como referências para a cooperação e como modelos adaptáveis e inspiradores de políticas públicas.”
Outras soluções coletadas incluem formação de jovens cearenses para projetos socioambientais, centros comunitários no Recife, habitação social em Niterói (RJ) e desenvolvimento de ônibus híbrido elétrico-hidrogênio em Maricá (RJ). A lista completa está disponível no site do Programa Simetria Urbana.