O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (6), em Salvador, de uma cerimônia de entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipamentos cirúrgicos do Novo PAC Saúde destinados à Bahia. O pacote de investimentos soma R$ 345 milhões e é considerado um dos maiores já realizados no estado na área da saúde.
Durante o discurso, Lula afirmou viver o melhor momento da vida pessoal e política. “Eu vivo o melhor momento da minha passagem pelo planeta Terra aos 80 anos. Deus foi muito generoso comigo”, disse.
O presidente também destacou as políticas de inclusão social promovidas pelo governo federal. “Podem investigar a história deste país para saber quais presidentes tiveram disposição de fazer políticas de inclusão social, olhando para aquelas pessoas que nasceram sem oportunidade”, afirmou.
Lula declarou ainda viver um momento de estabilidade política. “Do ponto de vista do exercício da presidência e da relação com o Congresso, eu não tenho inimigos. Só é meu inimigo quem quiser ser”, completou.
Durante o evento, o governo federal anunciou o repasse de equipamentos cirúrgicos para oftalmologia e cirurgia geral, que beneficiarão o Hospital Humberto Castro Lima e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A expectativa é ampliar a capacidade hospitalar em mais de 210 mil cirurgias por ano.
A agenda marcou também as primeiras entregas dos chamados combos cirúrgicos — dez conjuntos para cirurgias gerais e oftalmológicas — e de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde. Ao todo, serão distribuídos 1.030 combos para 402 municípios baianos. No país, o Novo PAC Saúde prevê 150 combos cirúrgicos e 10 mil combos de equipamentos, o equivalente a cerca de 180 mil aparelhos.
Os municípios da Bahia também serão beneficiados com 107 novas ambulâncias do SAMU, 32 Unidades Odontológicas Móveis e 575 kits de telessaúde. Como parte das ações do Novo PAC Saúde, serão assinadas ordens de serviço para a construção de três policlínicas nos municípios de Ibotirama, Ipirá e Seabra.
As iniciativas integram o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, voltado à ampliação da assistência especializada e à redução do tempo de espera por exames e cirurgias no SUS.